Categorias: Acre 02

Moças do Samba levam protagonismo feminino musical ao Festival da Macaxeira

Por
Da redação ac24horas

O grupo Moças do Samba abriu, neste sábado, 4, a programação do segundo dia do Festival da Macaxeira, realizado no Horto Florestal. Com um repertório marcado pela valorização da cultura popular, o coletivo feminino levou ao público música, ritmo e mensagens que celebram o samba como expressão da identidade brasileira.


Em entrevista ao ac24horas, a cantora Sandra Buh destacou a importância do gênero como patrimônio cultural. “A gente realmente é muito feliz fazendo arte, porque a arte, além de entreter, conta histórias. O samba conta a nossa história, a história do Brasil através da letra, da melodia e da cultura. O samba é patrimônio cultural e a gente é muito feliz falando da nossa cultura”, afirmou.


Narjara Saab lembrou que o grupo surgiu em 2013, após uma oficina de percussão voltada para mulheres. “A gente percebeu a escassez de mulheres no samba local. É uma alegria protagonizar o samba, não só como coadjuvantes, mas sendo a representação feminina, para que outras também venham. Isso nos deixa muito felizes e entusiasmadas”, relatou.


Ela também destacou o papel social do grupo. “Falamos sobre machismo, racismo, intolerância religiosa. O samba tem esse viés político e social, de dar voz a temáticas importantes”.


Carol di Deus aproveitou a oportunidade para convidar o público a acompanhar o trabalho do grupo nas redes sociais e plataformas digitais, além de anunciar uma apresentação especial.


“Estamos disponíveis no Instagram @mocasdosamba e nas principais plataformas de streaming, com o EP Feminina Voz do Samba. E no dia 11 de outubro, às 19h30, vamos comemorar 10 anos do espetáculo cênico-musical Feminina Voz do Samba, na Usina de Arte João Donato, contando a história de mulheres que abriram caminhos para nós”, informou.


O Festival da Macaxeira segue com uma programação cultural diversificada, reunindo música, lazer e gastronomia no Horto Florestal.


Assista ao vídeo:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas