Estamos no jogo, diz Petecão

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O senador Sérgio Petecão(PSD) -foto – contabiliza como apoio certo para a sua candidatura à reeleição 17 prefeitos. “Estamos fechados com a maioria dos prefeitos, tenho trabalhado muito, nunca disputei uma eleição com uma estrutura tão forte como agora e estou otimista que vou vencer a eleição”, disse ontem Petecão ao BLOG, depois de um evento em Assis Brasil, onde esteve com o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis. Sobre a disputa do governo, não negou a sua simpatia pela candidatura da Mailza, com quem revelou ter conversado ontem, longamente. “Lhe disse para continuar trabalhando que mais na frente a gente conversa, mas o PSD ainda não bateu o martelo com quem vai ficar na eleição do próximo ano. Enquanto não ficar clara essa situação sobre o Gladson, o melhor é esperar como o quadro vai estar”, ponderou Petecão.


“SUPREMA FESTA”


“O presidente do STF, Edson Fachin rejeitou festas na posse, mas não impediu que seu vice-presidente, Alexandre de Moraes, comemorasse o momento.”


SEM POLARIZAÇÃO


“Moraes chamou alguns amigos para a sua casa, após a posse. De bolsonaristas a lulistas Estavam lá Ciro Nogueira (presidente do PP), Marcos Pereira (Presidente do Republicanos), Tábata Amaral (deputada federal) e João Campos (prefeito do Recife”.


HIPOCRISIA POLÍTICA


As duas notas acima da VEJA desta semana, mostram como a hipocrisia reina na política. O senador Ciro Nogueira (PP) e o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), são bolsonaristas de carteirinha, comandam dois dos maiores partidos ditos conservadores- para o público pregam contra o STF – mas, são frequentadores de jantares na casa do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ainda tem idiota que fica brigando nas redes sociais contra o STF, enquanto os líderes partidários da direita comemoram com o Xandão.


PAUTA IDEAL


A vice-governadora Mailza Assis parece que entendeu de vez que ficar dentro da bolha palaciana, não lhe rendeu projeção para sua candidatura ao governo. A sua presença em Feijó, dando ordem de serviço para asfaltamento de ruas da cidade, foi uma pauta ideal para quem está em campanha, porque chega ao povão. Como foi sua presença em ato na comunidade do Benfica.


PARA SER JUSTO


Os recursos para o programa vieram de uma emenda dela quando senadora, que tinha sido perdida, e que o senador Sérgio Petecão (PSD) recuperou. Não fosse o Petecão, esse programa de asfaltamento estaria comprometido.


NÃO VAI PROSPERAR


O movimento de setores do governo para consolidar uma chapa com Mailza para o governo; Gladson Cameli e Tião Bocalom ao Senado, não vai prosperar. Primeiro é saber se o Boca topa a parada. Não creio, teria que romper com o Bittar. E, segundo, é ingenuidade imaginar que o senador Márcio Bittar(PL) permitiria mais de uma candidatura a senador no PL.


CADA UM NO SEU QUADRADO


O que está certo até aqui é que o Gladson Cameli (PP) – se puder ser candidato – estará na chapa ao Senado do governo. Na chapa do senador Alan Rick (UB) teremos a Mara Rocha (Republicanos); na chapa do Tião Bocalom, Márcio Bittar; e Thor Dantas (PSB), terá o Jorge Viana (PT). Falta apenas definir os nomes para a segunda vaga de senador.


ENSINANDO PAI NOSSO A VIGÁRIO


O ex-presidente do PT, Cesário Braga, deu uma cutucada no ex-governador Jorge Viana (PT) – candidato a senador – cobrando que seja mais presente no estado para fazer política. É o coroinha querendo ensinar o Pai Nosso ao Vigário.


ESCOLHA DUVIDOSA


O ginásio do SESC é muito amplo, é preciso muita articulação popular e com transporte buscando gente nos bairros para lotar. Uma frota de no mínimo 30 ônibus. Por isso, não sei se foi uma boa escolha do local pelo senador Alan Rick (UB) para sua filiação no Republicanos, a acontecer dia 8 de novembro. Vai ser uma prova de força lotar aquele espaço.


CADA UM NO SEU NINHO


Pelo que escuto de cardeais do governistas que articulam a candidatura de Mailza Assis ao governo, o ocupante de cargo de confiança que não mostrar apoio intensivo ao seu nome, trate de pedir demissão ou será demitido. E os que tiverem negócios com o governo, também, serão chamados a se manifestar de que lado vão ficar. Não me causa nenhuma surpresa este jogo, isso sempre aconteceu ao longo das disputas de governos. Todos que estiveram no poder agiram assim. No popular: quem não tiver do meu lado, pule do barco na água. É política.


EMPREGO E RENDA


O que foi positivo neste Festival da Macaxeira foi a prefeitura não gastar uma fortuna para trazer cantores famosos. Fez com a prata da casa. Nada a criticar. Gerou emprego e renda.


CURIÓ EM MUDA


O senador Márcio Bittar (PL) está igual curió em muda, não dá um pio sobre a disputa do governo. A candidatura do prefeito Bocalom lhe favorece, porque terá um palanque e a máquina municipal na sua candidatura.


NEM TANTO ASSIM


Na política tudo pode acontecer, mas nem tanto assim; como por exemplo, essa teoria da conspiração de que a Mailza Assis vai abrir mão da sua candidatura para apoiar o prefeito Bocalom, ou que este desista de disputar o governo e apoie a Mailza. Ambos serão candidatos. Ponto.


NOMES ALTERNATIVOS


Os atuais deputados federais vão enfrentar nomes de peso sem mandato, que podem complicar as suas vidas. Pedro Longo (PDT), Pedro Pascoal (PP), Minoru Kinpara (PSDB), Vanda Milani (PSDB), Leila Galvão (MDB), Perpétua Almeida (PCdoB), Fernanda Hassem (PP), Mazinho Serafim (Podemos) e Ney Amorim (Podemos), são alguns destes nomes.


NEM DISCUTIR


Marcus Alexandre é o único nome mais forte que o MDB teria para lançar um candidato próprio ao governo, só que Marcus não aceita nem discutir essa hipótese. É candidato a deputado estadual. Está fora da eleição para governador.


AO BITTAR O QUE É DO BITTAR


Boa parte dos recursos para a construção da ponte da Sibéria, em Xapuri, vieram de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar (PL). Não há como não citá-lo ao falar da obra.


TIROU DO BURACO


Jorge Viana assumiu uma Apex que no governo Bolsonaro foi um cabide de empregos, e conseguiu dar projeção nacional e internacional à entidade, aumentando as exportações do país. Não se trata de gostar ou não da sua ideologia, mas ninguém pode tirar o mérito do JV ser um grande gestor, já tinha mostrado isso na prefeitura da capital e no governo.


SE VAI DAR JOGO, NÃO SEI


Não sei se ele será o candidato a senador da chapa ao governo da vice-governadora Mailza Assis; mas, o deputado federal Eduardo Veloso (UB), tem tido presença constante em atos públicos que a Mailza comparece, no programa Juntos pelo Acre. Onde há fumaça, há fogo, diz o velho ditado.


FRASE MARCANTE


“Você não pode evitar que os problemas batam à sua porta. Mas não há necessidade de oferecer-lhes uma cadeira para sentar”. Cora Coralina, poetisa.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge