Menu

Prego batido, ponta virada

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Quem apostar contra o prefeito Tião Bocalom (PL) sair candidato a governador na eleição do próximo ano, vai perder a aposta. Antes de chegar à conclusão, ouvi vários políticos, lideranças sem mandatos, futuros candidatos, com os quais o Bocalom conversou nas suas andanças pelos municípios do interior, e de todos escutei que pediu apoio à sua candidatura. Ontem, bati um papo com um velho amigo e um dos secretários mais próximos do prefeito, e lhe fiz a pergunta sobre o papel do Bocalom em 2026, e foi curto e grosso: “É candidato. E o que mais moveu a sua decisão, foi a maneira como foi recebido nos municípios, com pedidos para que dispute o governo. Isso não aconteceu quando disputou o governo e perdeu por bem pouco para o ex-governador Tião Viana. Alguns até se escondiam para não lhe cumprimentar. Agora todos querem lhe abraçar. É candidato, o povo quer, e não tem mais volta”, disse a fonte ao BLOG. Com o prefeito Bocalom no jogo, na minha avaliação, cresce a chance que a disputa pela cadeira de governador, só seja decidida num segundo turno.


CERTO NO PALANQUE


Com o prefeito Tião Bocalom disputando o governo, um nome certo no seu palanque é o do senador Márcio Bittar (PL), aliados próximos e que se identificam ideologicamente.


MOTIVO DO SILÊNCIO


Com a candidatura do Bocalom ao governo, Márcio Bittar (PL) não teria como declarar apoio à candidatura de Mailza Assis e depois não manter a palavra. Fica explicado o motivo do seu silêncio sobre com quem estaria na disputa do governo. Vai de Boca.


NÃO ESTÁ NO FOCO


Não está no foco da cúpula do MDB, a médica Jéssica Sales (MDB) ser candidata a vice-governadora de nenhuma chapa dos candidatos ao governo. A prioridade é que saia candidata ao Senado, já tendo tido até tratativa com a direção nacional do partido, para garantir estrutura à sua candidatura.


PROBLEMA SUPERADO
A informação que chegou ontem ao BLOG pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal, é de que o aparelho que permitirá transplante de fígado intervivos será comprado com a emenda do senador Alan Rick (UB). O problema burocrático foi superado. Bom para os pacientes hepáticos.


LEVANTARAM O LULA


A movimentação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) de trabalhar para que os EUA aplicasse tarifas ao Brasil, como forma de pressionar o STF para absolver o ex-presidente Bolsonaro, foi um tiro no pé. O pai foi condenado, o Lula surfou na bandeira do nacionalismo, e aparece liderando as pesquisas para a presidência. Na política, uma pedra mal mexida levanta o adversário que estava no chão. Foi o caso do Lula.


O CERTO E O DUVIDOSO


Seria uma burrice o deputado Nicolau Júnior (PP) aceitar ser candidato a vice-governador em 2026. Tem uma eleição praticamente certa para um novo mandato; ser vice, seria trocar o certo pelo duvidoso.


SEM APOIO


Conversei ontem com um importante cabeça branca do MDB, para o qual o movimento do vereador Eber Machado (MDB) de disputar o governo não terá o apoio do partido. O único nome com cacife alto para a disputa, o ex-prefeito Marcus Alexandre, já decidiu que será candidato a deputado estadual.


NÃO AGRADA


As candidaturas do Inácio Moreira (Rede Sustentabilidade) ao Senado e do Jamir Rosas (PSOL) ao governo, não estão agradando os dirigentes da Federação PT-PCdoB-PV, porque quebra a unidade da esquerda.


ENCHEU A BOLA DO LULA


O governador Gladson Cameli disse no Bar do Vaz que faz uma boa avaliação do governo do Lula. A turma bolsonarista que integra seu governo deve ter se retorcido e engolido seco a declaração, ao ver um elogio ao petista por Cameli. O Gladson é de direita, mas, não é um político extremista.


MAILZA EMPODERADA


“O secretário que quiser ser candidato em 2026 terá que se entender com a Mailza. A frase é do governador Gladson Cameli. Empoderou a Mailza ao lhe qualificar como “guerreira, leal e fiel”. Ou seja, será sua candidata.


NÃO VAI RECUAR


A candidatura de Mailza ao governo em 2026, é assunto encerrado dentro da cúpula do poder. E até porque a decisão de ir para a disputa é de decisão pessoal, e ela quer disputar o governo, e vai para a campanha. Ponto.


VOTARAM EM PESO


Os deputados federais da bancada acreana na Câmara Federal, votaram em peso no projeto que nasceu no governo do Lula, de dar isenção do Imposto de Renda a quem ganha até 5 mil reais. Quando se trata de beneficiar a população, a ideologia deve ser jogada na lata do lixo. Foi coerente a bancada do Acre.


DECISÃO CORRETA


O presidente do PL, João Paulo Bittar, tomou uma decisão correta ao não liberar nenhum vereador do partido, para ser candidato por outra sigla. Na política, não se alimenta adversário.


TRÊS FRASES DE BUDA


-Nada aprisiona você a não ser seus pensamentos.
-Nada limita você a não ser os seus medos.
-Nada controla você ao não ser suas crenças.


CONVICTO DA ABSOLVIÇÃO


O governador Gladson Cameli está convicto da sua absolvição no STJ e de que será candidato ao Senado. Se manifestou neste sentido na sua entrevista, ontem, no Bar do Vaz.


NÃO ESTÁ BLEFANDO


O deputado federal Eduardo Veloso (UB) mostra não estar blefando ao dizer ser candidato a senador, já contratou até marqueteiro para a campanha. Vai enfrentar adversários poderosos na briga pelas duas vagas do Senado.


FRASE MARCANTE


“A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir”. Schopenhauer.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.