Governador participou a solenidade de abertura da feira. Foto: José Caminha/Secom
Até o próximo domingo, 5, os mais de 21 mil moradores de Senador Guiomard, município acreano popularmente conhecido como “Quinari”, poderão aproveitar a tradicional feira de agronegócio da cidade. A programação foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 2, com a presença do governador Gladson Camelí, que participou da cerimônia e acompanhou o início da competição de rodeio, no Parque Canaã.
A Expoquinari vai além de uma celebração cultural. O evento se consolida como uma vitrine para impulsionar a economia local, reforçar a identidade do povo guiomaense e promover a produção rural. Com o apoio do governo do Estado, a feira contribui diretamente para a geração de renda e o estímulo ao empreendedorismo da região do Baixo Acre.
Durante a abertura do rodeio, o chefe do Executivo estadual ressaltou a relevância da feira para o fortalecimento da economia local e reafirmou o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a valorização do setor produtivo.
“Além de trazer holofotes para o município e aquecer a economia, o evento também fortalece o turismo e a rede hoteleira. A ExpoQuinari tem sido um sucesso desde que passei a acompanhá-la como governador. Este é um momento em que mostramos ao Brasil o potencial que o Acre tem”, declarou Camelí.
Além disso, o governador aproveitou a ocasião para convidar a população das demais cidades do estado a prestigiar a feira e contribuir com a movimentação econômica que o evento promete gerar na região: “Você, do Juruá, de Tarauacá, Feijó e municípios vizinhos, venha para cá, que está sendo um sucesso a Expoquinari 2025”.
Com mais de 60 tendas destinadas a barracas de comidas típicas e expositores, 52 camarotes e uma estrutura completa com palco principal e palco alternativo, o Parque Canaã está preparado para receber grandes shows e também valorizar os talentos locais.
A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, agradeceu a parceria firmada com o governo do Estado para a realização da feira e destacou que, com o apoio do governo, fica mais fácil promover eventos de grande porte no município.
“É importante a gente manter a tradição da Expoquinari, porque a população gosta, os produtores têm a oportunidade de vir e expor seus negócios. É um momento único para o nosso município mostrar o que tem de melhor aqui ‘na nossa terrinha’. Sem a ajuda do governo, não seria possível estarmos realizando essa festa”, salientou.
A Expoquinari contará com duas atrações nacionais: o cantor gospel Israel Salazar e banda, que se apresenta nesta quinta-feira, e a cantora sertaneja Marília Tavares, no sábado, 4. A programação também valoriza os talentos locais, com shows de Nathy Oliveira, Priscila Flor e Frei Renan.