Categorias: Extra Total

“Bocalom aparece como nome forte para 2026”, avalia Rennan Biths

Por
Da redação ac24horas

O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, que também atua como articulador político da gestão junto à Câmara Municipal, comentou em entrevista ao AC 24horas nesta sexta-feira (3), durante o 2º Festival da Macaxeira, sobre o cenário eleitoral de 2026 e a possível candidatura do prefeito Tião Bocalom.


Segundo Biths, as movimentações no interior do estado e a recepção da população fortalecem o nome do gestor como um dos protagonistas da próxima disputa.


“Quando se desenha um cenário de disputa para 2026, todas as mesas de conversa colocam o prefeito como um nome apto. Ele tem sido muito bem recebido pelas lideranças políticas, mas principalmente pela população, que tem incentivado para que dispute a eleição. Se ele decidir ser candidato, acredito que terá uma candidatura muito competitiva e com muito a oferecer”, afirmou.


O secretário também falou sobre os desafios da articulação política na Câmara Municipal e destacou a licitação do transporte coletivo como prioridade da gestão.


“Essa questão eu coloco como uma grande prioridade desse arranjo, porque é um desejo do prefeito, é um desejo da prefeitura e é um anseio da base. Já avançamos na atualização da legislação, com dois projetos de lei aprovados, e nos próximos dias outro será encaminhado. A partir daí teremos a base legal para enfrentar essa licitação, que é complexa e precisa de um arranjo técnico robusto”, explicou.


Além da política, Rennan Biths também falou sobre a área da saúde, sua principal pasta. Ele ressaltou que o município tem avançado na ampliação do atendimento médico, citando a contratação de profissionais e a reestruturação das Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs).


“A nossa intenção é estruturar melhor as unidades para que elas possam atender como porta aberta, semelhante às UPAs, garantindo que quem chegue seja atendido”, disse.


O secretário lembrou ainda a criação do ambulatório materno infantil, que, segundo ele, zerou a fila de gestantes de alto risco em Rio Branco. “Esse era um problema que incomodava a sociedade. Hoje, todas as gestantes nessa condição são acompanhadas por equipe especializada, recebendo a atenção que merecem”, destacou.


Assista ao vídeo:



 


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas