Foto: David Medeiros
Moradores do ramal da Galiléia, em Rio Branco, continuam bloqueando a AC-40 na altura do Top 15, mesmo após a presença de um representante da Prefeitura de Rio Branco nesta quinta-feira (02).
O protesto, que ocorre desde cedo, afeta o tráfego nos dois sentidos da rodovia, provocando filas e dificultando o deslocamento de veículos pequenos e cargas grandes. Viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) receberam liberação parcial para passar.
O bloqueio permanece sem previsão de liberação. Os manifestantes aguardam a presença do secretário Eracides Caetano para negociar soluções que atendam às necessidades da comunidade local.
Segundo o diretor da Secretaria de Articulação Política (SAI), Edvilson Silva, as máquinas devem retomar ao local até o final de semana.
Foto: David Medeiros
“Nesse primeiro momento, os moradores reivindicam, tanto aqui do ramal Galileia quanto do ramal Novo Horizonte, a pavimentação em razão do período invernoso. Estamos chegando na parte do inverno e é necessário que haja uma locomoção por parte dos moradores. A secretaria de agricultura já esteve aqui com o maquinário, já fez um primeiro momento e agora retorna para fazer um segundo momento, que é colocar um bota-fora nessa parte mais excepcional, dado o momento e período invernoso que nós estamos. Então acredito que até o final da semana as máquinas já estejam aqui de volta, conforme o próprio secretário Eracides já acordou, já prometeu também para os moradores, para que possa haver esse entendimento entre a Prefeitura de Rio Branco e os moradores da região”, afirmou.
Os moradores reivindicam melhorias nos ramais, principalmente pavimentação, diante da proximidade do período chuvoso. Conforme informações de representantes da Prefeitura, a Secretaria de Agricultura (Seagri) já esteve no local e realizou um primeiro trabalho de terraplanagem. Um segundo momento está previsto para reforçar a trafegabilidade com a colocação de materiais mais resistentes, como brita ou concreto.
Foto: David Medeiros
“O primeiro momento desse trabalho que vai ser feito agora é para que haja trafegabilidade. E aí o secretário disse que o técnico ainda está fazendo o levantamento dos custos a serem levantados para trazer uma alternativa, para trazer uma proposta para os moradores. A Prefeitura não parou, ela tem continuado com todo esse trabalho para que traga o melhor conforto para os moradores da zona rural”, explicou.