Menu

Moradores fecham AC-40 em protesto por melhorias no Ramal da Galiléia

Foto: David Medeiros
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Moradores do Ramal da Galiléia interditaram na manhã desta quinta-feira, 02, os dois sentidos da rodovia AC-40, no trecho conhecido como Top-15, em protesto contra as más condições da estrada e a falta de transporte escolar para os estudantes da região.

Durante a manifestação, apenas ônibus de linha chegaram a ser liberados para passagem, mas a rodovia permaneceu bloqueada para os demais veículos, causando congestionamento e buzinaço no local.

Anúncio

Segundo os manifestantes, a paralisação foi motivada pelo descaso da Prefeitura de Rio Branco (PMRB). Uma das moradoras conhecida como ‘baiana’ afirma que há recursos para o serviço no ramal.

Foto: David Medeiros

“Faz muito tempo que nós estamos atrás e nós conversamos com o coronel Ulysses. Ele conseguiu uma verba, uma emenda muito boa pra fazer o ramal e está no cofre da prefeitura. O senhor Eracides Caetano botou as máquinas aqui dentro, fez uma raspagem e aí ele já foi embora, trocou todas as máquinas e foi embora. E nós estamos aqui reivindicando a volta das máquinas pra saber o que ele vai fazer sobre o nosso ramal. Nós não somos porcos pra viver dentro da lama”, afirmou uma das líderes do movimento.

O morador Aroudo Monteiro Rodrigues também criticou a gestão municipal e apontou falhas na execução das obras. “Agora o que acontece é que a vossa excelência, senhor prefeito, está mal assessorado. O assessor dele, chefe dele de terraplanagem, não entende nada. Vou ficar na sua cola até você mandar o ramal direitinho, mandar o pessoal que entenda de terraplanagem, mandar asfaltar, mandar picha”, disparou.

A questão do transporte escolar também foi alvo de críticas. A moradora Rita de Cássia relatou que dezenas de crianças ficaram sem acesso à escola após a redução da frota. “De um mês pra cá, nossos alunos não estão indo pra escola, por conta que não tem um carro escolar, foi retirado. Tá levando 12 crianças a demanda agora, sendo que nosso ramal habita mais de 70 crianças. Então, as outras que tão ficando pra trás, a mãe tem que se virar pra vir na lama, no sol, andando, tem criança que tem 8 quilômetros de ramal para dentro e vem andando. Isso é injustiça”, criticou.

Foto: David Medeiros

A estudante Samili, moradora do ramal e aluna da escola da região, também expôs a dificuldade. “A gente tá à procura de melhoria pro nosso ramal e também transportes escolares, porque na maioria das vezes a gente não tem transporte pra ir pra escola. Temos que revezar, alguns alunos ficam e outros vão. Agora eu te pergunto: no final do ano, como que a gente vai passar sem saber o conteúdo? Muitas vezes chegamos à escola com a roupa toda suja de barro. Tem pessoas que já estão com mais de cem faltas. E no final do ano, como é que vai ser?”, questionou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.