Na sessão desta quinta-feira (2), os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram um Projeto de Resolução Legislativa que altera dispositivos da Resolução nº 243, de 28 de novembro de 1990. A proposta, apresentada inicialmente pelo vereador Fábio Araújo (MDB) e aprovada com coautoria, promove mudanças na organização dos atos solenes e no uso da Tribuna Popular.
De acordo com a nova redação:
Será realizado apenas um ato solene por semana, obrigatoriamente nas sessões plenárias ordinárias de quinta-feira, antes do grande expediente, com duração máxima de 30 minutos;
O cidadão poderá usar a palavra na Tribuna Popular somente nas sessões de quinta-feira, mediante inscrição com pelo menos uma hora de antecedência, sendo permitidas no máximo duas falas por sessão, antes do Pequeno Expediente.
Além disso, outras matérias foram aprovadas durante a sessão:
Requerimento
Vereador Aiache solicitou à Mesa Diretora que encaminhe expediente à Secretaria Municipal de Saúde para a convocação imediata dos farmacêuticos clínicos aprovados no último concurso público. O pedido, segundo o parlamentar, busca suprir a carência desses profissionais na rede municipal, garantindo correta dispensação de medicamentos, assistência farmacêutica integral e fortalecimento da atenção básica.
Títulos honoríficos
Foram aprovadas concessões de títulos a cidadãos que se destacam em diferentes áreas:
Felipe Tchê: título de Guardião da Cultura, da História e da Memória de Rio Branco a Denis Cordeiro do Nascimento; e título de Cidadã Rio-branquense a Carla Fabíola Coutinho Costa.
Aiache: título de Guardiã da Cultura, da História e da Memória de Rio Branco a Abigail Sunamita Santos do Nascimento.
Eber Machado: título de Cidadã Verde a Rozilene Figueiredo Teles; títulos de Cidadão Rio-branquense a José Dourado Filho, Sydney Aparecido de Carli, Marcos da Silva Barbosa e Grace Gotelip Cabral.
Leôncio Castro: título de Cidadão Rio-branquense a Luís Almir Brandão Soares e de Empreendedor do Município a José de Oliveira Cruz.
Bruno Moraes: título de Cidadã Rio-branquense a Mayara Cristine Bandeira e de Cidadão Rio-branquense a Fagner Calegário do Nascimento.