Foto: Jardy Lopes
O vereador Zé Lopes (Republicanos) apresentou, na Câmara Municipal de Rio Branco, um projeto de lei que concede o título de Guardião da Cultura, da História e da Memória de Rio Branco ao produtor cultural Geesse de Freitas Rocha.
A proposta tem como base a Lei Municipal nº 2.448, de 5 de janeiro de 2023, que autoriza a concessão da honraria a personalidades com notória contribuição para a preservação da cultura e da memória do município.
Na justificativa, Zé Lopes destacou a trajetória e a relevância de Geesse Rocha para o fortalecimento da identidade cultural da capital acreana. “Apresento o nome do senhor Geesse de Freitas Rocha pela sua reconhecida contribuição para a preservação da cultura, da história e da memória de Rio Branco”, afirmou.
Licenciado em Pedagogia, Geesse Rocha possui vasta experiência como produtor cultural. Entre suas atuações, destacam-se a articulação comunitária, a gestão de projetos, a mobilização de pessoas e recursos em prol da cultura, além do planejamento e acompanhamento de ações culturais. Ele também é reconhecido pelo trabalho de valorização das tradições populares e já atuou como jurado técnico no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas do Acre.