Menu

Petecão defende aposentadoria especial a agentes de saúde e de endemias

Senador Sérgio Petecão (PSD-AC); presidente da CAS, senador Marcelo Castro (MDB-PI), conduz reunião. Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) votou favoravelmente, nesta quarta-feira (1º), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 185/2024, que cria regras de aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A proposta é de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB) e segue agora para análise do Plenário em regime de urgência.

O texto aprovado garante aposentadoria com integralidade (valor do último salário da carreira) e paridade (mesmos reajustes concedidos aos profissionais da ativa) para quem cumprir os requisitos de idade e tempo de serviço.

Anúncio

Pela proposta, os homens poderão se aposentar aos 52 anos e as mulheres aos 50, desde que contem com pelo menos 20 anos de atividade. Também será permitido o benefício a quem tiver 15 anos na função e mais 10 em outra ocupação. Entre outros pontos, o projeto assegura pensão por morte com os mesmos benefícios da aposentadoria e inclui a possibilidade de readaptação funcional em casos de problemas de saúde.

Agentes comunitários de saúde acompanham aprecição do PLP 185/2024, que regulamentação a aposentadoria especial da categoria.
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Petecão destacou que a aprovação do projeto representa um ato de justiça com a categoria, lembrando que a sessão da comissão contou com forte presença de agentes vindos de diferentes estados, que comemoraram o resultado.

“Estamos apenas corrigindo uma injustiça histórica com profissionais que desempenham papel essencial no cuidado com a saúde da população. No Acre, por exemplo, esses trabalhadores enfrentam adversidades extremas: no inverno, encaram lama e enchentes; no verão amazônico, suportam calor intenso e poeira. Mesmo assim, não deixam de levar atendimento e qualidade de vida às famílias mais distantes”, afirmou o senador.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.