Categorias: ParáRegião Norte

Lula visita Marajó e Belém e inaugura Parque Linear da Nova Doca

Por
Terezinha Moreira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda oficial no Pará nos dias 2 e 3 de outubro, com compromissos na Ilha de Marajó e em Belém. A visita integra uma série de ações voltadas para educação, desenvolvimento regional e infraestrutura, além dos preparativos para a COP 30, que será realizada na capital paraense em 2025.


A programação começa na quinta-feira (2), às 11h, em Breves, no Marajó, onde Lula, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, inaugura a creche Afonso Brito. Em seguida, participa de uma cerimônia na Orla da cidade, onde o Ministério da Educação fará a entrega de investimentos e anunciará a retomada de obras do programa FNDE Chegando Junto na Ilha de Marajó. O projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação busca levar de forma integrada programas educacionais a regiões com maiores desigualdades sociais.


Na sexta-feira (3), em Belém, o presidente vistoria obras em andamento para a COP 30, como a reestruturação da Estação das Docas, do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia e da Aldeia Cabana de Cultura Amazônica, além de inaugurar o Parque Linear da Nova Doca, que integra o pacote de revitalização urbana da capital.


A realização da COP 30 em Belém, em novembro de 2025, deve atrair cerca de 40 mil pessoas entre delegações internacionais, representantes da sociedade civil e especialistas em clima. Por isso, o governo federal e estadual investem em obras de mobilidade, infraestrutura turística e recuperação de espaços públicos.


Segundo o Palácio do Planalto, a visita de Lula ao Pará reforça o compromisso do governo com a educação básica, o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a preparação do país para sediar um dos eventos climáticos mais relevantes do mundo.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira