A valorização do artesanato brasileiro chamou a atenção de Annig Barrett, CEO da empresa World Design, da Irlanda, durante o Exporta Mais Amazônia 2025, realizado de 27 de setembro a 1º de outubro em Rio Branco (AC). A executiva afirmou que o trabalho desenvolvido pela ApexBrasil e pelo Sebrae no fortalecimento do setor artesanal deveria servir de referência internacional.
“Estou muito impressionada com a organização e o apoio que os artesãos tem no Brasil. Sempre digo em meu país e em países que trabalho que eles deveriam copiar o que o Brasil está fazendo”, destacou Barrett.
Com experiência em 37 projetos na África e oito no Brasil, a CEO afirmou que a Amazônia ocupa papel central nas discussões globais, especialmente diante da realização da COP30 no Brasil, em 2025. Para ela, iniciativas que apoiam comunidades indígenas e artesanais são essenciais para garantir sustentabilidade e novas oportunidades econômicas.
“O mundo não pode existir sem a Amazônia. É fundamental apoiar as comunidades locais para que encontrem meios sustentáveis de viver, preservando a floresta e compartilhando suas culturas com o mundo”, completou.
Assista ao vídeo: