Foto: Jardy Lopes
O vereador Fábio Araújo (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (30) para apresentar um projeto de resolução que altera o parágrafo 3º do artigo 140 da Resolução Legislativa 243 de 1990. A proposta estabelece que os atos solenes ocorram apenas às quintas-feiras, mantendo as sessões legislativas nas terças e quartas.
Segundo Araújo, a medida busca reduzir o desgaste da Casa Legislativa, que atualmente realiza atos solenes e tribunas populares ao longo de três dias da semana. “Não que os atos solenes sejam uma pauta negativa, mas temos tantas situações para apresentar e discutir durante as sessões ordinárias. Além disso, conforme o regimento interno, os atos solenes deveriam durar no máximo 30 minutos, mas têm se estendido por uma hora e 30 minutos, duas horas, e por aí vai”, explicou.
O vereador citou ainda a presença de representantes dos bancários que procuraram a Câmara para tratar do fechamento de uma unidade da Caixa Econômica, a mais antiga da cidade, localizada no centro. “Não são apenas os bancários que vão sofrer com isso, mas também a população rural, os idosos e pessoas que precisam do atendimento no centro da cidade e não têm para onde recorrer. A agência, ao lado do quartel da Polícia Militar, não consegue atender toda a demanda. Fora do centro, só temos agências no Mercado do Bosque e na Estação Experimental”, destacou Araújo.
O parlamentar reforçou que o objetivo do projeto é organizar melhor a agenda da Câmara. “Apresento este projeto de resolução para que os atos solenes sejam realizados apenas às quintas-feiras, sem prejudicar o trabalho dos vereadores durante as sessões ordinárias de terça e quarta-feira”, concluiu.