Categorias: Extra Total

Em expansão, Frigo Nosso recebe comitiva para abertura de negócios no Acre

Por
Da redação ac24horas

Uma comitiva formada por compradores internacionais visitou a sede do Frigo Nosso, em Rio Branco, na segunda-feira, 29, como parte da programação do Exporta Mais Amazônia 2025, evento que reúne representantes de 25 empresas de 18 países interessados no potencial produtivo da região.


O evento, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sebrae, reúne 76 vendedores, 44 deles do Acre, e 25 compradores nacionais e internacionais.


Durante a visita, a gerente industrial do frigorífico, Mariana Neckel, destacou a importância do encontro para a abertura de novos mercados.


“Nós ficamos extremamente contentes com a visita dos possíveis clientes do Chile e do Peru que vieram nos visitar hoje. Nós estamos em grande expansão aqui no frigorífico, aumentando a nossa capacidade de abate de 500 para 700 animais por dia, para desossar 2.500 peças na desossa por dia. Então, a nossa expectativa é imensa de abertura desse novo mercado para o Chile, de fazer novos negócios com o Peru. Estamos extremamente satisfeitos com a visita, uma visita super produtiva e estamos na expectativa dos novos negócios. Nós já estamos habilitados para mais de 10 países. Nós produzimos uma grande quantidade de produtos para Hong Kong. Nós somos habilitados para produzir Egito, Paraguai, Uruguai, Canadá, Argentina, Singapura e diversos outros mercados. Então, nós acreditamos que esse evento e essa visita hoje no frigorífico tem um grande potencial de abrir novos mercados, melhorar as exportações do nosso frigorífico e do Acre. E nós estamos bem contentes com o evento”, disse.


Foto: David Medeiros.

O gerente de Agronegócio da Apex-Brasil, Laudemir Mullher, acompanhou a comitiva e ressaltou a diversidade de interesses dos compradores. “Olha, a gente está acompanhando essa visita no âmbito do Exporta Mais Amazônia e a gente está aqui hoje no Frigo Nosso. Dessa vez, a gente está trazendo compradores do Peru e do Chile. Amanhã, a gente vai trazer compradores da China. E eles estão conhecendo aqui e é muito interessante a gente ver que os interesses são diferenciados. Então, por exemplo, os peruanos têm uma compradora do Peru que ela quer coração, miúdos, porque ela tem lá um prato específico que eles fazem no Peru que eles estão demandando. E tem uma outra peruana que já quer mais cortes refrigerados e tal. E o chileno já quer levar mais os cortes resfriados e também congelados, porque eles têm uma cozinha diferente lá”, pontuou.


O gestor destacou que a visita integra a estratégia de promoção de negócios da Apex-Brasil, que busca ampliar a presença de produtos acreanos no mercado internacional, consolidando o estado como um importante polo exportador da Amazônia. Segundo ele, existe a possibilidade do Acre ultrapassar os números de 100 milhões de doláres em exportação em 2025.


Então, está sendo muito legal trazer eles aqui para o Acre, aqui no Frigo Nosso, que inclusive vocês podem ver que está em reforma, tem um investimento grande para ampliar o frigorífico. Nos informaram que está saindo um abate hoje de 500 daqui a dois meses, quando toda a reforma, todo o novo investimento vai estar em operação, vai poder abater 700 animais por dia. Então, ele está se preparando para crescer e, ao mesmo tempo, a gente já está trazendo mais compradores internacionais para girar mais esse negócio aqui e gerar segurança alimentar nos outros países e aqui gerar mais negócio e mais movimento. O nosso presidente, o Jorge Viana, ele sempre tem falado isso. E esse ano, se tudo der certo, se esse trabalho que o Jorge está liderando pela ApexBrasil, junto com todos os empresários aqui do Acre, empresários e produtores, se Deus quiser, se esse trabalho dar certo, talvez o Acre vai chegar, olha só, a mais de 100 milhões de dólares de exportação, que é uma coisa absolutamente inédita, é um recorde, uma coisa que vai triplicar a exportação do Acre em relação ao que era alguns anos atrás. Então, a gente está com muita expectativa. Eu acho que se todo mundo continuar trabalhando junto, a Apex, o governo federal, o Jorge liderando a ApexBrasil e mais os produtores e os empresários aqui da região, eu acho que vai dar certo”, finalizou Laudemir.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas