Foto: Sérgio Vale
O secretário da SEGOV e articulador político do governo, Luiz Calixto (foto) disse ontem ao BLOG que defende e vai trabalhar por uma aliança política entre a vice-governadora Mailza Assis e o MDB, para a disputa da sucessão do governador Gladson Cameli. Calixto diz ver o MDB como um partido grande e que pode ser um importante aliado. Disse ainda que contatos com a direção do MDB serão mantidos para a abertura de conversas, visando uma união para 2026. Calixto garantiu, também, que não existe nenhum veto no governo para que a parceria política possa acontecer.
CURTINHA 1
Importante empresário acreano estaria até o talo no envolvimento com aquele escândalo de empresários da noite.
CURTINHA 2
A CGU mandou relatório pesado para o TCE contra a presidente de um órgão do estado, com suposta má aplicação de algo em torno de 17 milhões. Importante figura do governo me disse ontem que cada um que cuide do seu CPF. Dentro da norma constitucional da presunção de inocência, dou o milagre, mas ainda, por enquanto, não o nome da santa. Mas, o caso já escancarou.
VELA PARA DOIS SANTOS
O suplente de deputado federal Fábio Rueda (UB) não tem votos, mas tem prestígio. Lhe deram duas secretarias, uma no estado e outra na prefeitura. Agora é saber se vai apoiar ao governo a vice-governadora Mailza Assis (PP) ou o prefeito Tião Bocalom (PL). Na política, não se acende vela para dois santos que ocupam o mesmo altar.
CACHIMBO DA PAZ
Vamos deixar claro: a declaração da vice-governadora Mailza Assis (PP) de que o governo estava “rompido” com a prefeitura e com o Bocalom, foi digitado por ela numa postagem que me foi endereçada. Apenas transcrevi na íntegra e com aspas. Se fez uma recomposição com o prefeito Bocalom é outra história, e que acho normal na política, que tem como pilar o diálogo.
NADA CONTENTE
Fonte bem próxima do senador Alan Rick (UB) revelou ao BLOG estar ele cabreiro quanto a uma aliança com o MDB. E, citou alguns motivos: os elogios do presidente do MDB, Vagner Sales ao Lula; sua presença na plenária do PCdoB, com lideranças da esquerda presentes; e a possibilidade do MDB indicar o vice na chapa do Lula. É que Alan é um bolsonarista radical e de extrema direita, quer a imagem do Lula descolada da sua na disputa do governo.
NÃO VAI INDICAR
A informação veio de uma boa fonte do poder: não será dado ao secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o direito de escolher seu sucessor, quando sair do cargo para disputar um mandato de deputado federal. Vai sem a máquina.
ARROTAM MORALIDADE
O Congresso subiu ontem o valor do Fundo Eleitoral dos partidos usarem na eleição do próximo ano, para mais de 5 bilhões de reais. É a mesma turma que arrota moralidade e se diz defensora da família – só se for a família deles. É o Brasil que vivemos.
O ALAN É FURÃO
Chega um vídeo da Comandante da PM, Coronel Márcia Renata (cargo de confiança do governo) enchendo o senador Alan Rick (UB) de elogios e lhe dando uma moeda simbólica de gratidão como amigo da corporação. O Alan, que mexe bem com as palavras, deitou e rolou num discurso de agradecimento à homenagem. Desse jeito, o boi da Mailza não dança nem no seu terreiro, porque o terreiro está ocupado pelo adversário.
REUNIÃO DE GOVERNO
Vendo um vídeo do deputado Roberto Duarte (Republicanos) com assessores mais próximos do senador Alan Rick (UB), pela sua fala, a dedução que se chega é a de que age como se já estivesse no governo. Um outro já se apresenta como futuro presidente da ALEAC. Pessoal, o Alan é forte, mas não tem eleição ganha.
PAROU NO ARRANCO
Quem deu uma parada no arranco contra o prefeito Tião Bocalom, foi o deputado Eber Machado (MDB). O que motivou sua posição, não se sabe.
POR CIMA DA CARNE SECA
Quem está por cima da carne seca no Republicanos, é o vereador Zé Lopes (Republicanos), candidato a deputado estadual. O presidente do partido, deputado federal Roberto Duarte, fará tudo que puder para lhe eleger e dar um mandato para a ex-mulher Márcia Barbosa, que é a primeira suplente do Zé. Tudo entre família.
FORA DE DÚVIDA
Quem duvidar que o prefeito Tião Bocalom se encontra em campanha para o governo, é só conversar com políticos de Cruzeiro do Sul, a quem distribuiu pedidos de apoio. Também, em Brasiléia, manteve conversas reservadas com lideranças do município, vendendo seu peixe como candidato. O Boca entrou no jogo.
PESQUISAS INTERNAS
Pesquisas de consumo interno interno do governo já estão dando a vice-governadora Mailza Assis, com 20% de aceitação. Começou com 3%. Estão altamente otimistas que, quando a campanha começar, ela estará no patamar ideal popular para a disputa.
PRIMA PELO EQUILÍBRIO
Nestes tempos bicudos de radicalismo é difícil encontrar um político equilibrado, que fuja do debate chulo entre radicais de esquerda e de direita. O deputado José Adriano (PP) cumpre um mandato com equilíbrio e focado em políticas públicas para o empreendedorismo, que é o que gera emprego e renda. É da política sadia.
NUNCA CONVERSOU
O deputado Nicolau Júnior (PP) garantiu ao BLOG que o governador Gladson Cameli nunca conversou com ele sobre ser candidato a vice na chapa de Mailza Assis (PP) ao governo. Nicolau está mesmo focado na sua reeleição, que está bem encaminhada.
MUITO COMPETITIVO
O ex-prefeito Mazinho Serafim tem mantido contatos com a direção do MDB, por onde pode acabar disputando um mandato de deputado federal. No MDB ou em outro partido, Mazinho é um nome forte para a Câmara Federal.
MAIOR VISIBILIDADE
No comando da APEX, o ex-governador Jorge Viana tem dado grande visibilidade ao empreendedorismo no estado, que pode gerar bons negócios de exportações de produtos acreanos e renda. Jorge tirou a APEX de mero cabide de emprego no governo do Bolsonaro.
SAÚDE FRÁGIL
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou na mídia que saiu “triste” com o estado de saúde frágil do ex-presidente Bolsonaro, com soluços intermitentes e vômitos constantes. Essa turma que o cerca deveria lhe deixar em paz, além da saúde fragilizada está inelegível. Estão forçando a barra querer lhe manter como candidato a presidente, com ele sem poder ser.
SEM PCCR
Vamos caminhando para o fim de governo e não saiu o PCCR da Saúde. Políticos criaram uma falsa expectativa para os servidores sem ter mercadoria na prateleira. Não atentaram para a saúde financeira do estado.
VOTO SEGURO
A deputada federal Socorro Neri (PP), não vota a favor de nada que possa passar o pano em atos de corrupção eleitoral. Votou contra tornar a Lei da Ficha Limpa mais frouxa.
PSOL TEM CANDIDATO AO GOVERNO
Acabou a unidade da esquerda. A direção nacional do PSOL confirmou a candidatura de Jamyr Rosas ao governo do estado.
FRASE MARCANTE
“O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas”. Benjamin Disraeli.