Menu

Prefeitura de Rio Branco prepara 2ª edição do Festival da Macaxeira & Agronegócio

Foto: Divulgação/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco está com tudo pronto para a 2ª edição do Festival da Macaxeira & Agronegócio, que acontecerá de 3 a 5 de outubro, no Horto Florestal. Com a parceria da Secretaria Municipal de Agropecuária e o apoio da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), o evento promete ser ainda mais grandioso e atrativo para a população e os produtores locais.

Faltando menos de uma semana para o evento, a Prefeitura intensifica os preparativos para garantir uma experiência ainda mais confortável e segura aos visitantes. Entre as ações realizadas, destaca-se o asfaltamento dos espaços destinados ao estacionamento, realizado pela Emurb, uma determinação do prefeito Tião Bocalom, que visa oferecer mais comodidade e segurança ao público. Além disso, uma série de novidades está sendo preparada para tornar esta edição única.

Anúncio

Foto: Divulgação/Secom

Novidades do Festival

Uma das principais atrações será a instalação de duas casas de farinha: a primeira, voltada para a demonstração do processo de fabricação da goma, com um produtor local mostrando todo o passo a passo da produção; e a segunda, dedicada à comercialização de derivados da macaxeira, como goma, tapioca, beiju e outros produtos tradicionais da região.

Outro grande destaque será o viveiro de mudas regionais, uma atração inédita no festival, que promete encantar os visitantes e estimular a produção local. O viveiro contará com mudas de plantas como feijão, arroz, milho e mandioca. Após a demonstração de como essas plantas se desenvolvem, as mudas estarão disponíveis para doação a produtores locais ou a qualquer pessoa interessada em cultivar macaxeira em casa.

Foto: Divulgação/Secom

Manoel Matias, engenheiro agrônomo da Seagro, destaca a importância do viveiro: “Este é um projeto que visa envolver tanto a população urbana quanto os produtores rurais, criando uma conexão com a origem dos alimentos que consumimos. Além de proporcionar aprendizado, queremos incentivar a produção local e o cultivo sustentável”, disse.

Conhecimento e valorização da agricultura

Além das atrações culturais e gastronômicas, o Festival da Macaxeira & Agronegócio contará com um espaço dedicado ao conhecimento. Serão realizadas palestras no sábado e no domingo do evento, com temas ligados à produção de cacau, café e mandioca, reforçando o caráter educativo do festival e valorizando ainda mais a agricultura familiar.

Foto: Divulgação/Secom

Jeferson Pinheiro, diretor de Produção da Secretaria Municipal de Agropecuária, comenta sobre as novidades. “A produção das casas de farinha, a cobertura da área, a casa de vegetação e a indústria de produção de goma serão grandes atrativos neste ano, além da duplicação da casa de farinha. A participação dos produtores das feiras de bairro também promete atrair ainda mais público. A Prefeitura está de parabéns por realizar um evento tão grandioso, que valoriza o produtor e, ao mesmo tempo, oferece lazer e cultura à população”, frisou Jeferson.

Um evento para todos

O Festival da Macaxeira & Agronegócio, que já se consolidou como um evento tradicional no calendário de Rio Branco, reafirma o compromisso da Prefeitura em valorizar os produtores rurais, promover a agricultura familiar e oferecer um espaço de lazer, gastronomia e aprendizado para todos. O evento é uma verdadeira celebração da cultura e da produção local, promovendo a integração entre a cidade e o campo.

A 2ª edição do Festival promete ser um marco na história de Rio Branco, com uma estrutura ainda maior, mais atrações e a participação ativa da comunidade.

Confira mais fotos:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.