Menu

No Exporta Mais Amazônia, Cooperacre vê oportunidade para expansão

Foto: Sérgo Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante o Exporta Mais Amazônia 2025 – Acre, realizado nesta segunda-feira (29), no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco, Manoel Monteiro, superintendente da Cooperacre, destacou a importância do evento para os produtores acreanos.


“É super estratégico. Esse evento oferece aos empresários acrianos a oportunidade de colocar seus produtos nos mais diversos mercados sem sair de casa, sem precisar viajar. É uma oportunidade ímpar e vamos tentar aproveitar ao máximo”, afirmou Monteiro.


Ele também comentou sobre o impacto das políticas internacionais no mercado da castanha devido ao tarifário e as dificuldades enfrentadas pelo mercado norte-americano durante o governo de Donald Trump, para ele, o Exporta Mais Amazônia se apresenta como uma alternativa fundamental para a Cooperacre. “A Apex, sob a direção de Jorge Viana, tem destacado não só o Acre, mas todos os estados. Em tempos de tantas disputas comerciais, o papel da Apex é essencial para diversificar nossos mercados”, destacou.

Anúncio


O superintendente revelou que, além da castanha, a cooperativa está expandindo sua atuação para a fruticultura, com o objetivo de levar a polpa de frutas ao mercado internacional. “Até então, a Cooperacre só exportava castanha e borracha. Agora, estamos investindo no processamento de frutas. Este evento é uma oportunidade de apresentar esse novo empreendimento e iniciar negociações para o futuro”, explicou.


Monteiro afirmou ainda que uma gigante chinesa demonstrou interesse em adquirir frutas processadas. “Vamos começar os testes de processamento na segunda quinzena de novembro. Em dezembro, queremos aperfeiçoar a produção, e a unidade estará totalmente operacional a partir de janeiro”, concluiu.


VEJA O VÍDEO:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress