Menu

Ausências de representantes do governo e da prefeitura no Exporta Mais Amazônia 2025 chamam atenção

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a cobertura do Exporta Mais Amazônia 2025 – Acre, realizado no Centro de Convenções da Ufac, os jornalistas Marcos Venícios e Itaan Arruda chamaram a atenção nesta segunda-feira, 29, para a ausência de representantes do governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco no maior evento de exportação já organizado pela ApexBrasil na região Norte.


Marcos Venícios iniciou a análise destacando a dimensão do encontro: “Uma coisa me chamou bastante atenção inicialmente. Foi o fato da Prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado não terem enviado um único representante para um evento como esse, que tem 76 expositores, vendedores, sendo 44 do Acre, a grande maioria do Acre, que deve gerar muitos negócios, muitos empregos, muita renda, e a gente não está vendo o Estado e a Prefeitura de Rio Branco, assim, abraçar, sei lá, uma questão politicamente ideológica”, observou.


Itaan Arruda reforçou a crítica, lamentando o que chamou de descompromisso com a economia regional. “O evento, ele por si, é muito maior do que essas picuinhas políticas. Você observou acertadamente as duas ausências, que para mim surpreendem muito mais inclusive por parte do governo. Eu entendo e percebo na rotina que tem muitos gestores do governo do Acre que estão associados diretamente a essa agenda que acontece aqui no Exporta Mais Amazônia. A ausência do governo do Estado e também da Prefeitura de Rio Branco acaba mostrando, na prática, um descompromisso com a economia regional. Então eu lamento, porque senti aqui, e aqui eu vou fulanizar, porque não consigo entender a ausência de uma figura como a secretaria de Estado de Indústria. A Secretaria de Estado de Indústria teria que estar aqui participando, conversando, tirando dúvidas, fazendo prospecções também. Enfim, é a economia que está acontecendo aqui”, pontuou.

Anúncio


Marcos Venícios questionou ainda se o impasse político recente entre o governador Gladson Cameli e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, poderia ter influenciado a ausência de autoridades no evento, que Itaan respondeu.


“Bom, você está colocando, lembrando um episódio que é factual. Sem dúvida, esse episódio pode ser, digamos assim, a justificativa para essas ausências. E aí você está lembrando a ausência do governo do Estado do Acre, mas olha, a Secretaria de Estado de Planejamento, por exemplo, o secretário Ricardo Brandão, é uma figura que precisa estar aqui. O que há de estratégico nas ações de governo, os empresários precisam ter intimidade com isso. Então, esse tipo de situação menor, em função de uma ou outra declaração, nós precisamos ter um governo muito maior do que isso, né Marcos?”, finalizou.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress