O ac24horas recebeu autorização especial para acompanhar de perto o funcionamento da Casa de Passagem de Migrantes, em Rio Branco. A visita foi realizada pelo videomaker Kennedy Santos, que encontrou no local 58 pessoas de quatro nacionalidades diferentes.
Na chegada, a recepção ficou por conta de Carla Adriana, responsável por apresentar a estrutura e intermediar o contato com os migrantes. Com a liberação, Kennedy pôde registrar imagens e ouvir relatos de superação de homens, mulheres e famílias que buscam recomeçar no Acre.
Mantida pela Prefeitura de Rio Branco, a Casa de Passagem conta com o apoio do Governo do Estado, do Governo Federal e de entidades internacionais. O espaço dispõe de dez quartos com banheiro e garante acolhimento temporário com regras e cronograma diário de atividades, voltados à organização e ao bem-estar dos acolhidos.
Além da assistência local, o Acre atua em parceria com órgãos de segurança e entidades de direitos humanos para assegurar proteção aos migrantes. Ações como a campanha “Acre sem Xenofobia” são articuladas com instituições como a Polícia Federal, o Ministério Público e agências da ONU, entre elas a OIM e o Acnur, para garantir acesso a informações, serviços e oportunidades no Brasil.
PARTE 1
PARTE 2