Menu

CNJ autoriza criação de oito novas vagas de desembargadores no TJTO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) terá sua composição ampliada pela primeira vez em mais de 20 anos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou a criação de oito novas vagas de desembargador, elevando de 12 para 20 o número de cadeiras no Pleno.

O anúncio foi feito pelo corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, durante a solenidade de encerramento da inspeção da Corregedoria Nacional no TJTO. Inicialmente, a medida havia sido barrada, mas o ministro reviu a decisão.

Anúncio

A ampliação atende a uma reivindicação histórica da magistratura tocantinense. Hoje, apenas 10 desembargadores atuam na distribuição de processos, já que dois ocupam cargos administrativos na Presidência e na Corregedoria. O estado tem, em média, um desembargador para cada 125,9 mil habitantes — índice acima do registrado em Goiás (1 para cada 90,4 mil) e Rondônia (1 para cada 77,9 mil).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.