Menu

Terra de 171

O Acre tem o maior número de estelionatos nos últimos 4 anos. As informações são do observatório do Ministério Público do Acre. Interessante como tem gente besta que cai em golpe no Acre. Será que essa ingenuidade reflete nas urnas em 2026 também?


Conselho bom

Quem tiver o seu dinheirinho, que guarde bem guardado. De janeiro a agosto, o Acre registrou 4.200 ocorrências de estelionato.


Nada muda, aparentemente…

Por duas vezes nesta semana a capital acreana foi a cidade brasileira com ar mais poluído do país. Enquanto as normas da Organização Mundial de Saúde sugere que com o índice diagnosticado seja recomendada a utilização de máscaras, purificadores de ar e que sejam evitadas atividades ao ar livre, as autoridades e a população já até se acostumaram, seguindo suas rotinas com normalidade.


Covarde em todo canto

O caso envolvendo um secretário que ameaça e espanca a esposa vindo a tona revelou um outro nome de uma família tradicional, que diversos contratos com o governo, que tem como hobby esmurrar a própria mulher. Pasmem, a mulher é linda, tem profissão e sujeita a esse cativeiro.


Moradores da Transacreana

Produtores rurais e moradores da Estrada Transacreana cobram do poder público a recuperação do asfalto. Com o período de chuvas, o tráfego na região está cada vez mais comprometido, dificultando o escoamento da produção e a mobilidade das famílias.


Tem X-9 na base

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, precisa reorganizar sua base de apoio na Câmara Municipal. Informações repassadas ao ac24horas indicam que há um “X-9” dentro do grupo do gestor, repassando denúncias da administração para vereadores da oposição. Sinal de alerta para o ninho de Bocalom.


Em Bujari

No município de Bujari, moradores do assentamento Valteraço denunciam a precariedade da única ponte da região, que apresenta tábuas quebradas e risco de acidentes. A população pede providências urgentes ao prefeito “Padeiro”, cobrando ações imediatas para garantir a segurança e o acesso das comunidades.


Muito mais

Houve coisas muito mais graves do que apenas celulares e drogas na “megaoperação” dentro do presídio em Rio Branco. Não houve?


Gigante

Limoeiro do Ajuru, município paraense que concentra 20,2% de todo açaí extraído do país. De acordo com a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2024, do IBGE, das 247 mil toneladas extraídas da fruta no Norte ano passado, aproximadamente 50 mil toneladas são de Limoeiro.


Diferença

Os técnicos que estão planejando o Complexo do Açaí não podem alimentar o espírito megalomaníaco na comunidade. Um projeto cresce aos poucos, devagar. Passo após passo. Nascer grande sem base produtiva já deu muito errado por aqui. Exemplos recentes.


Paralelo

Mas paralelo à retomada da extração no Vale do Tarauacá/Envira, não custa nada começar a ensaiar presença no mercado externo. Por isso, a Apex já se disponibiliza a mediar o processo para garantir exportação.


Desconfiança

Quem já deve estar desconfiado com toda essa movimentação são os atravessadores. Carretas e mais carretas batem ponto na beira do Rio Jurupari para receber o açaí de toda aquela região. É preciso trabalho integrado para que o Complexo seja abastecido e a fruta receba o beneficiamento, dinamizando a economia local.


Contas

Nas contas da ex-deputada federal Perpétua Almeida, o prefeito de Rio Branco está em dívida. Bocalom deve receber em breve ofício questionando a não execução e o que ele fez com o dinheiro das emendas parlamentares. MPF e MPE serão acionados.


Estopim

A paciência da atual diretora-executiva da ABDI esgotou com o episódio das 16 motocultivadoras furtadas. O material estava estocado sem explicação. Ao invés de estar beneficiando agricultor de base familiar, estava guardado. E mal guardado.


Poucas

Poucas personagens lembram tanto Odorico Paraguassu quanto Bocalom. As “estratégias políticas” do prefeito são até engraçadas.


Eita pau

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes suspendeu trechos da Constituição do Estado do Mato Grosso que impõem requisitos para a criação de unidades de conservação de domínio público em propriedades privadas do estado.


Já se ouve

Já se ouve de longe o grito do segmento da pecuária e da agricultura tratando de uma suposta “insegurança jurídica”. Mas, na verdade, não é bem isso. Moraes considerou inconstitucional a mudança trazia prejuízos para o Meio Ambiente e “evidencia regramento diverso do editado pela União”.


Quase goza

O ex-senador suplente Sibá Machado quase goza nas redes sociais ao informar sobre a decisão do Ibama autorizando a exploração do petróleo no Amapá. Essa falta de coerência de alguns petistas é intrigante: criticam o uso de combustíveis fósseis, vomitam “desenvolvimento sustentável” a torto e a direito, mas quando têm um petroleozinho no quintal não vacilam.


Ou seja

Quer dizer: desenvolvimento sustentável no olho alheio é refresco, né?


Pronto!

Pronto… e agora? Vão falar o quê de Marina Silva?


A gratidão

Todo mundo sabe do casamento do prefeito Bocalom com o Bittar, mas não é bonito o que o gestor faz com a ex-deputada Mara Rocha ao ocultar as suas emendas para a Prefeitura. Hoje, é a Mara que está fora do poder, em 27 pode ser o prefeito e o próprio Bittar.


Visita

A visita do presidente do PT, Edinho Silva, ao Acre, deve tratar de muita coisa, mas principalmente do dinheiro que vem do fundo eleitoral e de fortificar a candidatura de JV ao Senado, que não será fácil. Os 30% de Lula no Acre são usados como trunfo para JV, mas a verdade é que os 30% são de Lula, os hipotéticos 30% de JV não aguentam três notas de 100 reais no último final de semana de campanha.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress