O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e ex-senador Jorge Viana esteve presente neste sábado, 27, no velório do cantor, sanfoneiro e militante histórico Monteirinho, realizado na capela 02 da Funerária São Francisco, em Rio Branco (AC). O artista será sepultado no Cemitério Morada da Paz.
Monteirinho faleceu na noite de sexta-feira, 26, aos 72 anos, deixando um legado de mais de cinco décadas dedicadas à música e às lutas sociais no Acre. Nascido no Seringal Cachoeira, em Xapuri, ele participou de mobilizações ao lado de Chico Mendes e outros companheiros que marcaram a história da resistência acreana.
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a morte e divulgou nota de pesar em que destacou a importância do artista como voz da resistência e referência cultural. “Foram mais de cinco décadas embalando sonhos, contando histórias e cantando o Acre em versos e melodias”, disse a sigla.
Jorge Viana, que acompanhou o velório, classificou a perda como irreparável e fez questão de prestar solidariedade à família e aos amigos do artista. “Tua amizade foi um privilégio. Vai em paz, querido amigo Monteirinho”, escreveu.