A Terra Indígena Puyanawa recebeu, nesta sexta-feira, 26, a 3ª edição do projeto Caminhos da Cidadania, uma iniciativa da Câmara Municipal de Mâncio Lima em parceria com a Prefeitura, Governo do Estado, 61º BIS, Defensoria Pública, Dsei com apoio da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros. A ação garantiu serviços de saúde, cidadania e assistência social à comunidade.
Foram realizados atendimentos médicos e odontológicos além de exames laboratoriais, testes rápidos e vacinação. Na área social foram entregues 1.000 kits de roupas além de atendimento jurídico pela Defensoria Pública. As crianças participaram de um espaço lúdico com brincadeiras e jogos educativos.
A prefeitura entregou uma caminhonete para a comunidade Puyanawa, que será utilizada em emergências médicas e no fortalecimento da estrutura do posto de saúde local.
O prefeito Zé Luiz assinou a ordem de serviço no valor de R$ 240 mil para a construção de dois poços artesianos na localidade, garantindo água de qualidade e mais saúde às famílias indígenas.
O cacique e Vereador Joel Puyanawa falou da importância das ações. “Estamos aqui com o coração cheio de alegria, recebendo um dia de bênçãos que traz esperança e concretização de antigas palavras. A presença das autoridades e os serviços mostram respeito e atenção com nosso povo “.
O prefeito Zé Luiz destacou a força da união entre instituições: “Hoje estamos novamente aqui na Terra Puyanawa com esse itinerante de saúde e cidadania. Quero agradecer ao Governo do Estado, à nossa vice-governadora Mailza Assis, ao Exército, à Marinha, à Defensoria Pública, ao cacique Joel, à Câmara de Vereadores e especialmente à Secretaria Municipal de Saúde. Estamos entregando a ordem de serviço para dois sistemas de abastecimento de água, a caminhonete da comunidade e iniciando o atendimento da Unidade Odontológica Móvel. Esse é o nosso compromisso: cuidar das pessoas e valorizar cada comunidade”, pontuou.
“Estamos trabalhando para que cada comunidade indígena tenha acesso a serviços básicos e dignidade. Esses poços representam mais que água: representam saúde, qualidade de vida e respeito à história do povo Puyanawa”, destacou o deputado federal Zezinho Barbary.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Zeca do Pentecostes, reforçou o papel do Poder Legislativo: “A Câmara sai de suas paredes e vem até as comunidades para ouvir de perto suas demandas e oferecer serviços que impactam diretamente na vida das pessoas. Essa é a verdadeira função do Parlamento: estar junto do povo.”
Moradora da Terra Indígena, Iracir Martins de Lima, 78 anos, destacou o valor da ação para os idosos: “É importante sair de casa, rever os amigos e ter acesso a esses atendimentos. Meu marido estava cheio de dores e viemos juntos, porque aqui recebemos cuidados que fazem diferença na nossa vida.”
O ginecologista Billy Rodrigues, que pela primeira vez atendeu na comunidade, ressaltou o impacto desses serviços itinerantes: “Esses atendimentos são fundamentais para detectar precocemente doenças como alterações do colo do útero e de mama, que muitas vezes só são diagnosticadas em estágios avançados. Aqui conseguimos oferecer diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos imediatos, garantindo mais acolhimento e saúde para a população indígena.”
No mesmo ato, a Prefeitura entregou à população de Mâncio Lima, uma Unidade Odontológica Móvel equipada com consultório completo, raio-x, gerador de energia e instrumentos especializados, possibilitando desde procedimentos preventivos até tratamentos de canal, restaurações e próteses dentárias.
A programação foi encerrada com uma sessão legislativa da Câmara Municipal realizada na comunidade, reforçando o compromisso de aproximar as instituições da população indígena.
Estiveram presentes, além do prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho, o deputado federal Zezinho Barbary, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, o ex-prefeito Isaac Lima, representantes do Governo do Estado, o comandante do 61º BIS, coronel Mathias, o capitão Bernardo da Agência Fluvial da Marinha no Juruá, o presidente da Câmara, Zeca do Pentecostes, e o defensor público Euclides César.