Menu

“Caminhos da Cidadania” leva serviços de saúde e inclusão à Terra Indígena Puyanawa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Terra Indígena Puyanawa recebeu, nesta sexta-feira, 26, a 3ª edição do projeto Caminhos da Cidadania, uma iniciativa da Câmara Municipal de Mâncio Lima em parceria com a Prefeitura, Governo do Estado, 61º BIS, Defensoria Pública, Dsei com apoio da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros. A ação garantiu serviços de saúde, cidadania e assistência social à comunidade.

Foram realizados atendimentos médicos e odontológicos além de exames laboratoriais, testes rápidos e vacinação. Na área social foram entregues 1.000 kits de roupas além de atendimento jurídico pela Defensoria Pública. As crianças participaram de um espaço lúdico com brincadeiras e jogos educativos.

Anúncio

A prefeitura entregou uma caminhonete para a comunidade Puyanawa, que será utilizada em emergências médicas e no fortalecimento da estrutura do posto de saúde local.

Investimentos em infraestrutura

O prefeito Zé Luiz assinou a ordem de serviço no valor de R$ 240 mil para a construção de dois poços artesianos na localidade, garantindo água de qualidade e mais saúde às famílias indígenas.

O cacique e Vereador Joel Puyanawa falou da importância das ações. “Estamos aqui com o coração cheio de alegria, recebendo um dia de bênçãos que traz esperança e concretização de antigas palavras. A presença das autoridades e os serviços mostram respeito e atenção com nosso povo “.

O prefeito Zé Luiz destacou a força da união entre instituições: “Hoje estamos novamente aqui na Terra Puyanawa com esse itinerante de saúde e cidadania. Quero agradecer ao Governo do Estado, à nossa vice-governadora Mailza Assis, ao Exército, à Marinha, à Defensoria Pública, ao cacique Joel, à Câmara de Vereadores e especialmente à Secretaria Municipal de Saúde. Estamos entregando a ordem de serviço para dois sistemas de abastecimento de água, a caminhonete da comunidade e iniciando o atendimento da Unidade Odontológica Móvel. Esse é o nosso compromisso: cuidar das pessoas e valorizar cada comunidade”, pontuou.

“Estamos trabalhando para que cada comunidade indígena tenha acesso a serviços básicos e dignidade. Esses poços representam mais que água: representam saúde, qualidade de vida e respeito à história do povo Puyanawa”, destacou o deputado federal Zezinho Barbary.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zeca do Pentecostes, reforçou o papel do Poder Legislativo: “A Câmara sai de suas paredes e vem até as comunidades para ouvir de perto suas demandas e oferecer serviços que impactam diretamente na vida das pessoas. Essa é a verdadeira função do Parlamento: estar junto do povo.”

Moradora da Terra Indígena, Iracir Martins de Lima, 78 anos, destacou o valor da ação para os idosos: “É importante sair de casa, rever os amigos e ter acesso a esses atendimentos. Meu marido estava cheio de dores e viemos juntos, porque aqui recebemos cuidados que fazem diferença na nossa vida.”

O ginecologista Billy Rodrigues, que pela primeira vez atendeu na comunidade, ressaltou o impacto desses serviços itinerantes: “Esses atendimentos são fundamentais para detectar precocemente doenças como alterações do colo do útero e de mama, que muitas vezes só são diagnosticadas em estágios avançados. Aqui conseguimos oferecer diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos imediatos, garantindo mais acolhimento e saúde para a população indígena.”

No mesmo ato, a Prefeitura entregou à população de Mâncio Lima, uma Unidade Odontológica Móvel equipada com consultório completo, raio-x, gerador de energia e instrumentos especializados, possibilitando desde procedimentos preventivos até tratamentos de canal, restaurações e próteses dentárias.

A programação foi encerrada com uma sessão legislativa da Câmara Municipal realizada na comunidade, reforçando o compromisso de aproximar as instituições da população indígena.

Estiveram presentes, além do prefeito Zé Luiz e do vice-prefeito Andinho, o deputado federal Zezinho Barbary, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, o ex-prefeito Isaac Lima, representantes do Governo do Estado, o comandante do 61º BIS, coronel Mathias, o capitão Bernardo da Agência Fluvial da Marinha no Juruá, o presidente da Câmara, Zeca do Pentecostes, e o defensor público Euclides César.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.