Nos dias 7 e 8 de outubro, Rio Branco será palco do projeto “Andanças do Patrimônio”, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que está percorrendo todo o Brasil para construir, de forma participativa, o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC). O evento acontece no Palácio da Justiça (Rua Benjamin Constant, 277, Centro), com entrada gratuita e aberta ao público.
A proposta é reunir ideias e experiências que vão orientar a criação do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e as diretrizes do Marco Regulatório do SNPC.
A programação começa no dia 7/10, das 18h às 22h, com a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio, ministrada por Clara Marques, coordenadora-geral de Fomento e Economia do Patrimônio do Iphan.
Já no dia 8/10, das 8h às 12h e das 14h às 18h, serão realizados diálogos sobre os quatro eixos estruturantes do SNPC:
1. Gestão participativa e compartilhada;
2. Representatividade, acessibilidade, equidade e democratização;
3. Fomento, economia do patrimônio, trabalho, renda e sustentabilidade;
4. Desenvolvimento sustentável e adaptação frente à emergência climática.
O projeto “Andanças do Patrimônio” está sendo realizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal, e pretende fortalecer a memória, a diversidade cultural e os saberes tradicionais do país.
As inscrições podem ser feitas pelo link: forms.gle/P71xAczduquG1XKM7.