Será no Teatro dos Nauas, construído e inaugurado por ele, em dezembro de 1998, que o livro ‘Orleir Cameli, Um Homem à Frente de Seu Tempo’ será lançado pela ex-primeira-dama, Beatriz Cameli, neste sábado, 27, às 19h30. O evento é parte do aniversário de 121 Cruzeiro do Sul e o livro será vendido a R$ 60 (brochura) e R$ 120 (capa dura).
Em 458 páginas, a ex-primeira-dama, Beatriz Cameli, conta a história do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre, desde o nascimento até a morte e o define como empreendedor e visionário.
A relação com os irmãos, os pais, as superstições, a caridade silenciosa, o asfaltamento de mais de 60 quilômetros de ruas em Cruzeiro do Sul e depois da BR-364 e 317, as 500 vacas-leiteiras doadas, bem como as 15 mil bicicletas para os estudantes irem para aula, as polêmicas, como a do pronto-socorro de Rio Branco, tudo está descrito no livro, que elenca ainda as obras e ações de Cameli nos municípios do Acre.
Corajosamente, Beatriz Cameli elencou as acusações feitas ao ex-governador, como ter vários CPFs e as explica, a seu modo. Ela relata ainda os muitos relacionamentos e filhos que Orleir teve e cita que ele era muito assediado pelas mulheres.
O livro destaca a decisão de sair da vida política e se dedicar somente à vida empresarial. Conta a luta pela vida, os últimos dias até a morte em 8 de maio de 2013. O prefácio do livro é do sobrinho de Orleir, o atual governador do Acre, Gladson Cameli, que o retrata como exemplo.
Dona Beatriz, à quem o marido chamava de Beth, diz que o livro é uma forma de fazer justiça a ele. Gostaria de ter escrito e lançado ainda com Cameli vivo, mas não foi possível.
“A melhor versão dele está escrita aqui, em todos os sentidos. Eu escrevi como esposa de um homem admirável, que saiu do seringal e construiu grandes obras no Acre e não como analista política. Não acusei, não apontei dedos, nem citei nomes”, diz a ex-primeira-dama. “Escrever a trajetória de Orleir foi um ato de justiça a um líder que viveu com o propósito e fez da política um ato de dignidade“, cita ela, que está preparando pessoalmente o lançamento do livro, que faz parte da programação oficial do aniversário de Cruzeiro do Sul, promovido pela prefeitura do município.
Para o ac24horas, Beatriz Cameli deu um spoiler da fala que escreveu para a hora do lançamento. “Orleir é descendente dessa linha importante e significativa de desbravadores e pioneiros. Essa obra mostra a trajetória dele de menino de seringal a governador de sua terra, de quem, junto com os irmãos e a família, consolidaram empreendimentos bem-sucedidos, graças ao rigor da força de vontade, do trabalho e da dedicação extrema. Amado por seu povo, perseguido por desafetos que se apagaram no rastro da história, Orleir Cameli é o exemplo do acreano orgulhoso de suas origens, do povo que enfrentou uma guerra para firmar sua condição de brasileiro. É também o relato pessoal de minha convivência com ele, do pai dedicado, das lembranças de nossa vida em comum, de seu cotidiano que me faz, a cada dia, conhecer e admirar sua determinação e princípios. Orleir não foi e nunca desejou ser perfeito. E é essa dimensão que o fez humano e que valoriza ainda mais sua vida e suas realizações. O convite que eu faço aos que vão ler esse livro é que, ao lembrar a trajetória de Orleir Cameli, que nos deixou tão precocemente, possam nele se inspirar para também dedicar a vida aos ideais mais altruístas e, ao mesmo tempo, para a capacidade de realizar altos voos nas suas próprias conquistas”, conclui.