A Fifa (Federação Internacional de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (25) os nomes e as imagens das mascotes da Copa do Mundo de 2026.
Sediada conjuntamente por Estados Unidos, Canadá e México, a competição terá três mascotes diferentes, representadas por animais típicos de cada um dos países.
Os Estados Unidos serão representados pela águia batizada de Clutch, enquanto o Canadá terá como mascote o alce Maple. Já o México terá como mascote a onça-pintada Zayu.
Três personagens animados estão em uma pose alegre. À esquerda, um alce com chifres usa uma camiseta vermelha e shorts, levantando um braço. No centro, uma onça com um sorriso largo veste uma camiseta verde e shorts, com as patas levantadas. À direita, uma águia com penas brancas e cinzas usa uma camiseta azul e está com as asas abertas. Todos os personagens têm um estilo colorido e vibrante, com tênis coloridos.
“As três mascotes são fundamentais para a atmosfera incrível e divertida que estamos criando para este torneio revolucionário”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
O dirigente acrescentou que as mascotes serão personagens de um jogo de videogame, que será lançado pela entidade em 2026.
A tradição das mascotes na Copa do Mundo começou em 1966, na Inglaterra, com o leão Willie.
Na Copa de 2014, no Brasil, a mascote escolhida foi o tatu-bola Fuleco.
A próxima Copa do Mundo tem início programado para 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, com a final no dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Onça-pintada
A onça é o maior felino das Américas e, historicamente, podia ser encontrada do sudoeste dos Estados Unidos ao norte da Patagônia argentina. Hoje, no entanto, estima-se que a espécie ocupe menos da metade do seu território original.
No Brasil, ocorre em quase todos os biomas (exceto o pampa), mas, nos últimos 27 anos, estima-se que a sua população tenha caído 30% —e um declínio equivalente pode ser projetado para as próximas três décadas. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) classifica a onça-pintada como vulnerável à extinção.
Entre as principais ameaças à espécie estão a perda e fragmentação de habitat associadas à expansão agrícola, mineração e obras de infraestrutura e energia, além da caça.
Águia careca
A água careca tem população estimada em 200 mil indivíduos na América do Norte, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Ela também é encontrada no Canadá e no México, além de ilhas francesas.
A espécie sofreu com a caça intensa e a destruição de seu habitat. A redução dos rebanhos de bisões também afetaram a água, já que essa era uma fonte importante de alimento.
Alce
Espécie tem população estimada de 1 milhão de indivíduos só na América do Norte. É também bastante encontrada na Europa. O alce sofre com alterações no habitat causadas pelos homens, como a redução de áreas de florestas no Canadá.