Menu

Fifa anuncia as mascotes da Copa do Mundo de 2026

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (25) os nomes e as imagens das mascotes da Copa do Mundo de 2026.

Sediada conjuntamente por Estados Unidos, Canadá e México, a competição terá três mascotes diferentes, representadas por animais típicos de cada um dos países.

Os Estados Unidos serão representados pela águia batizada de Clutch, enquanto o Canadá terá como mascote o alce Maple. Já o México terá como mascote a onça-pintada Zayu.

Três personagens animados estão em uma pose alegre. À esquerda, um alce com chifres usa uma camiseta vermelha e shorts, levantando um braço. No centro, uma onça com um sorriso largo veste uma camiseta verde e shorts, com as patas levantadas. À direita, uma águia com penas brancas e cinzas usa uma camiseta azul e está com as asas abertas. Todos os personagens têm um estilo colorido e vibrante, com tênis coloridos.

“As três mascotes são fundamentais para a atmosfera incrível e divertida que estamos criando para este torneio revolucionário”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

O dirigente acrescentou que as mascotes serão personagens de um jogo de videogame, que será lançado pela entidade em 2026.

A tradição das mascotes na Copa do Mundo começou em 1966, na Inglaterra, com o leão Willie.

Na Copa de 2014, no Brasil, a mascote escolhida foi o tatu-bola Fuleco.

A próxima Copa do Mundo tem início programado para 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, com a final no dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Onça-pintada

A onça é o maior felino das Américas e, historicamente, podia ser encontrada do sudoeste dos Estados Unidos ao norte da Patagônia argentina. Hoje, no entanto, estima-se que a espécie ocupe menos da metade do seu território original.

No Brasil, ocorre em quase todos os biomas (exceto o pampa), mas, nos últimos 27 anos, estima-se que a sua população tenha caído 30% —e um declínio equivalente pode ser projetado para as próximas três décadas. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) classifica a onça-pintada como vulnerável à extinção.

Entre as principais ameaças à espécie estão a perda e fragmentação de habitat associadas à expansão agrícola, mineração e obras de infraestrutura e energia, além da caça.

Águia careca

A água careca tem população estimada em 200 mil indivíduos na América do Norte, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Ela também é encontrada no Canadá e no México, além de ilhas francesas.

A espécie sofreu com a caça intensa e a destruição de seu habitat. A redução dos rebanhos de bisões também afetaram a água, já que essa era uma fonte importante de alimento.

Alce

Espécie tem população estimada de 1 milhão de indivíduos só na América do Norte. É também bastante encontrada na Europa. O alce sofre com alterações no habitat causadas pelos homens, como a redução de áreas de florestas no Canadá.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.