Menu

E mais

Além disso, os trabalhadores afirmaram à coluna que não deu tempo de dizer à tribuna: há problemas estruturais onde foi construído o tal galpão para beneficiar arroz. O terreno não é adequado, dizem. E fazem uma pergunta que precisa ser respondida: “cadê o arroz?”


Mortes no trânsito

Rio Branco registrou 5 mortes no trânsito em menos de 48 horas. Entre as mortes, três delas ocorreram no Segundo Distrito. Outras duas na Transacreana, zona rural. Curiosamente, encerra nesta quinta (25) a Semana Nacional de Trânsito, que conscientiza condutores sobre a segurança viária em todo o país.


Passagem dos estudantes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom acerta ao propor que cada esfera arque com a sua parte: estudantes da rede estadual têm a passagem custeada pelo governo do Acre, os da rede federal, pelo governo federal. Nada de sobrecarregar os cofres da Prefeitura. O problema é que, para entender de fato o impacto da medida, faltam dados: quantos estudantes realmente utilizam o benefício? Sem esses números, a resposta fica no vácuo, com aquele toque de “transparência seletiva”. A conta até fecha, mas o mapa do tesouro dos números continua escondido.


Inovação e desenvolvimento

Divulgado no começo do ano, um ranking do Governo Federal mostra que o Acre se distanciou mais que outros da principal economia do País, São Paulo, perdendo em inovação e desenvolvimento ao longo de 10 anos.


Inovação e desenvolvimento II

Segundo o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento entre 2015 e 2025, Santa Catarina e Paraná lideraram a redução da distância em relação ao desempenho de São Paulo, enquanto Espírito Santo e Paraíba avançaram moderadamente. Em contrapartida, Acre, Sergipe e Roraima aumentaram sua defasagem, sinalizando desafios na conversão de recursos em resultados consistentes de inovação.


Disputa

Em todo o país, o CNPU recebeu mais de 2,5 milhões de inscrições até agosto de 2025. No Acre, os 4,1 mil candidatos concorrem a cargos de nível médio e superior em áreas da administração pública.


Redução

Entre 2020 e 2024, o Acre diminuiu em 52,7% os casos de malária, resultado acima da média nacional e que coloca o estado cinco anos à frente da meta do Ministério da Saúde para eliminar a doença até 2035.


Meta

Com 19 municípios mobilizados, o Acre intensifica diagnóstico e tratamento e já mostra avanços: em Mâncio Lima, por exemplo, os casos caíram de 84 em janeiro para apenas nove em agosto de 2024.


Narciso e o espelho

O presidente da Apex Jorge Viana, do PT, tem demonstrado que tem “bala na agulha” pra fazer a sua campanha ao Senado. Já estão circulando peças publicitárias profissionais nas redes sociais retomando lembranças dos tempos que JV era governador. Um “Acre dourado” da cabeça do marqueteiro, que é ele mesmo.



Sem recuo

Certa está a Frente Parlamentar da Agropecuária que viu com alguma positividade o gesto do norte-americano, mas não acredita em recuos. O momento requer muito cuidado para não ser surpreendido em armadilhas e concentrar esforços em pontos de agenda muito precisos.


Outra química

Em comércio internacional, a química que rege interesses é de outra natureza. O presidente Lula tem gente muito experiente conduzindo o processo. O discurso na abertura dos trabalhos da ONU (é preciso reconhecer) foi corajoso, conciso e muito bem construído: costura de alfaiate experiente. Tem digital quase evidente do diplomata Celso Amorim. Não é possível que uma equipe com esse refino se empolgue com perfumarias.


Não merece

O presidente do Sindmed/AC, Guilherme Pulicci, não merece alguns colegas que tem. A denúncia feita em forma de “desabafo” do infectologista Thor Dantas, de que medicamentos para tratar covid estão se estragando enquanto os muitos médicos receitam ivermectina, é de rasgar diploma.


Deve

Imagina-se que Pulicci deve se morder de raiva por essa contaminação do ambiente ideológico na rotina dos colegas. Mas, a bem da verdade, não chega a surpreender: tem médica famosa, ginecologista, que não esconde o absurdo de ser antivacina.


Cadê a luz?

Alguns bairros de Rio Branco estão sofrendo com interrupção diária na energia elétrica. Quando não é à noite, é no período diurno, em pleno sol de meio-dia. Não tem quem aguente o calor.


Eles cresceram…

Quem tem até 20 anos de idade não viveu os tempos em que o PT mandava em tudo no Acre. Então essas supostas realizações soam meio como “lenda urbana”.


Tiro no pé

Os parlamentares bolsonaristas da Câmara Federal terem colocado no mesmo pacote a PEC da Blindagem com a Anistia foi uma espécie de suicídio político. A rejeição popular para que deputados e senadores se tornem “intocáveis” surpreendeu a extrema-direita. Perderam muitos aliados nessa empreitada.


E por aqui?

Será que o povo do Acre deseja que os seus deputados federais possam fazer as maiores barbaridades sem sofrer as consequências da Justiça? O fato é que o discurso radical moralista de uns e outros caiu por terra com a PEC que ficou conhecida como a “PEC da Bandidagem”.


Ainda no jogo

Tem muita gente que ainda aposta na possibilidade da deputada federal Socorro Neri, do PP, ser a companheira de chapa do Gladson Cameli, do PP, para o Senado. Na Câmara Federal, a Socorro não votou a favor em nenhum desses projetos polêmicos da extrema-direita. Optou por ir contra a corrente.


Sempre surpreendente

É fato que o governador Gladson Cameli quer indicar o candidato a vice da chapa de Mailza Assis, do PP, ao governo. Mas o nome preferido não é o do deputado estadual Nicolau Júnior, do PP, segundo uma fonte confiável. A escolha deve surpreender.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress