O Vasco venceu o Bahia por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (24), em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Sanabria até abriu o placar para os visitantes, mas o Cruzmaltino virou com gols de Coutinho, Puma Rodríguez e um contra de Luciano Juba. Todos os tentos do Vasco vieram após a expulsão de Jean Lucas, em duelo de arbitragem confusa.
Com a vitória em São Januário, a equipe de Fernando Diniz chegou aos 27 pontos, cinco a mais que o Vitória, primeiro na zona de rebaixamento. O Bahia, por sua vez, perdeu a chance de se aproximar do G4 e segue em sexto, com 37.
O resultado ainda fez com que o Vasco quebrasse uma escassez de quatro meses sem vencer em São Januário.
As duas equipes voltam a campo no fim de semana, para disputarem a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado (27), o Vasco recebe o Cruzeiro, enquanto o Bahia encara o Palmeiras, no domingo.
Como foi o jogo?
O primeiro tempo da partida não reuniu o melhor nível técnico entre as equipes. O Vasco foi superior e teve as melhores oportunidades, mas só conseguiu, de fato, pressionar o Bahia quando ficou com um jogador a mais.
Antes disso, quem abriu o placar foi o Tricolor de Aço. Depois de 30 minutos sem muito brilho, a defesa do Vasco bobeou na saída de bola, e Sanabria encobriu Léo Jardim para dar a vantagem aos visitantes em São Januário.
Minutos depois, contudo, o árbitro expulsou Jean Lucas por cotovelada em Barros com o auxílio do VAR e mudou os rumos do duelo. Com um a mais, como mencionado, o Vasco foi superior e conseguiria o empate ainda no primeiro tempo.
Carlos Cuesta cruzou, e Coutinho, entre a cabeça e o nariz, venceu Ronaldo para igualar o placar. Puma Rodríguez quase virou para o Vasco em chutaço de fora da área, mas as equipes foram para os vestiários empatadas.
Na volta dos vestiários, o Vasco foi para cima do Bahia. David teve uma chance clara, mas cabeceou mal demais. Mais tarde, Puma Rodríguez ensinaria o atacante com bom arremate, vencendo Ronaldo e virando a partida para os donos da casa.
Com o placar favorável, a equipe de Fernando Diniz se soltou de vez na partida e continuou criando. O Bahia, por sua vez, estava totalmente entregue e poderia ter sofrido com mais uma expulsão, mas a arbitragem optou por não mostrar o vermelho em lance violento de Sanabria em Puma.
O terceiro, da tranquilidade, veio aos 31 minutos. Nuno Moreira roubou a bola no campo de ataque e serviu Vegetti. O argentino tentou deixar Andrés Gómez na cara do gol, mas Luciano Juba interceptou. Para o azar do Bahia, o corte foi contra o próprio patrimônio.
A partida já estava liquidada, porém, o Vasco continuava criando. David teve nova oportunidade de ouro, mas parou em Ronaldo.
No fim, deu Vasco em São Januário, uma vitória importantíssima para dar tranquilidade no Campeonato Brasileiro. Um jogo que teve dois modelos distintos, antes e depois da expulsão infantil de Jean Lucas.