Duelo entre Grêmio e Botafogo, pelo Brasileirão • Vitor Silva/Botafogo
Na partida atrasada da 16ª rodada do Brasileirão, Grêmio e Botafogo ficaram no empate em 1 a 1, nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre.
Cuiabano, formado nas categorias de base do Tricolor, foi o autor do gol do Glorioso. Tiago Volpi, goleiro da equipe mandante, igualou a disputa em cobrança de pênalti.
O resultado colocou o Grêmio na 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos conquistados. No próximo domingo (28), o time gaúcho recebe o Vitória, às 11h (de Brasília).
Já o Botafogo, estacionou no quinto lugar, com 40 pontos, e desperdiçou a oportunidade de entrar no G4 do Brasileirão. Agora, os cariocas encaram o clássico contra o Fluminense também no domingo, às 16h, no Maracanã.
Como foi o jogo?
Logo aos cinco minutos, o Grêmio chegou com perigo com o zagueiro Walter Kannemann, que finalizou livre na área e obrigou o goleiro Léo Linck a fazer uma ótima defesa.
Na sequência, o Botafogo respondeu com o ponta Matheus Martins. Ele foi lançado em velocidade, invadiu a área e bateu para fora de frente com o goleiro Tiago Volpi.
Aos 14 minutos, o lateral Marlon cruzou na medida para o meia Edenílson cabecear firme, em mais uma oportunidade que parou nas mãos de Léo Linck.
Mais tarde, aos 34, o ponta Artur cobrou uma falta perigosa e Tiago Volpi espalmou. No lance seguinte, o centroavante Arthur Cabral recebeu livre e finalizou para mais uma grande intervenção do goleiro do time gaúcho.
Na reta final do primeiro tempo, o ponta Willian fez bela jogada e achou o atacante André Henrique, que chutou à esquerda da meta do Glorioso.
Já no início da etapa final, o Tricolor quase abriu o placar. Em saída de bola errada, Dodi aproveitou a bobeada da equipe carioca e finalizou forte, mas parou em Linck. Logo depois, o Botafogo ficou perto de marcar com o volante Marlon Freitas, que bateu por cima do gol.
Aos sete minutos, o clube alvinegro saiu na frente com o lateral Cuiabano. Marlon acertou um lindo lançamento para o jogador de 22 anos, que invadiu a área e chutou no cantinho para fazer 1 a 0.
Atrás do placar, o Grêmio se mandou para o ataque em busca do empate. Depois de muita pressão, os donos da casa tiveram um pênalti ao seu favor na marca de 45 minutos. Tiago Volpi foi para bola e empatou o confronto em 1 a 1.
Nos acréscimos finais do jogo, o jovem atacante Kadir, que entrou ao decorrer do segundo tempo, acertou a trave e quase fez o segundo do Glorioso, mas a arbitragem assinalou um impedimento no lance.
Ainda deu tempo para o Tricolor levar perigo com o volante Alex Santana, que carimbou o travessão em tentativa de cabeça.