Menu

MP desenvolve ferramenta para centralizar dados sobre letalidade e vitimização policial

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Acre (MPAC) promete dar mais agilidade e precisão ao acompanhamento de casos de violência envolvendo policiais no estado.

O sistema foi apresentado nesta segunda-feira (22) durante reunião do procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, com o promotor Rodrigo Fontoura, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Controle Externo da Atividade Policial (Caop), e sua equipe.

Anúncio

Criado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MP, o sistema centraliza dados de ocorrências em todo o Acre, facilitando o monitoramento de mortes, tortura, assédio e outras situações de violência cometidas por agentes de segurança pública.

Além disso, vai registrar casos em que policiais são vítimas no exercício da função. Com essas informações, será possível planejar ações e tomar decisões de forma mais fundamentada.

A ferramenta faz parte do Plano de Ação Institucional sobre Letalidade e Vitimização Policial, iniciativa do MPAC para estruturar o acompanhamento de fenômenos de violência relacionados à atuação policial. Durante a reunião, também foram discutidos os critérios para o uso da ferramenta, que seguirá as normas da Resolução CNMP nº 310, de abril de 2025.

A administração do sistema ficará a cargo do Caop, que será responsável por atualizar os dados e garantir o funcionamento da plataforma em todas as Promotorias Criminais do interior e em Rio Branco.

Com informações do MPAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.