Menu

Gladson recebe missão internacional do REM Acre para avaliação de 2025

Reunião apresentou os resultados adquiridos no último ano e alinhamento de políticas públicas ambientais futuras. Foto: Raylanderson Frota/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na manhã desta quarta-feira, 24, o governador Gladson Camelí participou de uma reunião com a comitiva oficial da Missão de Monitoramento do Programa REM Acre – Fase II (REDD Early Movers). O encontro, realizado na sala de governança da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), fez parte da agenda de monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas em 2025 pelo programa.


Durante a reunião, foram apresentados os resultados alcançados no período, com detalhamento de metas e aplicação de recursos financeiros. Também foram realizadas discussões sobre o alinhamento de políticas públicas ambientais.


O governador destacou a importância da parceria internacional e reforçou o compromisso do Estado com a sustentabilidade: “Valorizo o empenho do Reino Unido e do KfW em fortalecer de perto esse trabalho exemplar. Essa prestação de contas é fundamental para destacar os frutos semeados por todos nós e renovar a parceria para os próximos anos, visando melhorar a vida e beneficiar a todos, principalmente os moradores do campo, indígenas e ribeirinhos que vivem em lugares de difícil acesso, ao mesmo tempo, em que garantimos a preservação com a diminuição do desmatamento”.

Anúncio


Governador do Acre valorizou a parceria com as instituições internacionais. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A primeira-secretária de diplomacia climática do Reino Unido, Olivia Murphy, ressaltou os avanços obtidos no Acre e a relevância da cooperação internacional: “Ontem completamos 200 anos de bom relacionamento entre Alemanha e Brasil, e aqui no Acre não é diferente. Temos um ótimo trabalho sendo realizado. Parabenizamos o governo por grandes avanços na preservação ambiental, demonstrando compromisso com as florestas e com o povo que nela vive. Trabalhamos para reduzir o desmatamento e queremos destacar o papel da floresta frente ao mundo, durante a COP-30 “, destacou.


A missão contou, ainda, com a presença de representantes do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, como o gerente de portfólio Ingo Baum e o assessor técnico Sören Schopferer, além de Svenja Bunte, gerente de programa e assessora política do governo britânico.


Svenja Bunte, gerente de programa e assessora política do Reino Unido, em sua quarta passagem pelo Acre parabenizou o governo estadual pela execução do programa REM. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, avaliou de forma positiva os resultados obtidos e reforçou o fortalecimento de mercados internacionais sustentáveis. “O estado tem conquistado bons resultados. Temos construído um fortalecimento com o mercado asiático, já alinhado ao modelo sustentável, aliando crescimento econômico à preservação. Essa tem sido uma das parcerias mais exitosas celebradas pelo Acre nos últimos anos. Estamos felizes em mostrar à equipe do Reino Unido e do KfW o tamanho do compromisso do governo e da sociedade com a Amazônia e com a sustentabilidade ambiental”, declarou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress