Depois de uma reunião ontem com seu grupo político, o deputado federal Eduardo Veloso (UB), anunciou em primeira mão, oficialmente, ao BLOG que sua candidatura ao Senado teve o martelo batido e vai para a disputa. Disse ainda ao BLOG que deverá ser candidato pela Federação, que vai juntar os partidos PP e União Brasil. O fato, segundo ele, já foi conversado com o senador Gladson Cameli e com a vice-governadora Mailza Assis (PP). Com a sua candidatura sacramentada, serão seis os candidatos a brigar pelas duas vagas de senador que estarão abertas em 2026. Além dele, teremos Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (PL), Gladson Cameli (PP), Mara Rocha (Republicanos) e Jorge Viana (PT). O cenário tende a ser de uma disputa acirrada, porque todos os candidatos ou estão no mandato, ou já estiveram. Dos seis candidatos, cinco são de direita e apenas um do campo da esquerda.
NÃO VAI ARREGAR
O presidente do PODEMOS, Ney Amorim, tem dado mostra que mesmo com dificuldade de bons nomes, tentará formar uma chapa própria para a Câmara Federal. É um jogo do tudo ou nada, ele vem de duas derrotas para o Senado. Neste contexto, se eleger deputado federal é primordial para sua carreira política. Uma terceira derrota o jogará para o anonimato. Terá um gordo Fundo Eleitoral para bancar sua campanha.
FIM DE UM TRISTE ATO
A PEC da Bandidagem – aprovada na Câmara Federal – deverá ser derrotada na votação de hoje na Comissão de Constituição e Justiça. O Relator da matéria já se pronunciou contra a famigerada PEC. A derrota, também, se dará no plenário da Casa.
BEM NO PIB
O alto PIB do empresariado acreano vai estar com a candidatura do senador Alan Rick (UB) ao Senado. Entre eles, Adem Araújo, Rico Leite e Marcelo Moura, grandes geradores de emprego no estado.
BEM ARTICULADA
Numa roda ontem com duas lideranças do Juruá, num papo sobre política e eleição do próximo ano, foi revelado ao BLOG que o deputado Pedro Longo (PSDB), deve sair da região com uma boa votação para deputado federal. Longo está com uma candidatura bem articulada.
NÃO DECIDIU
A ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (MDB), segundo quem circula próximo dela, garantiu ontem ao BLOG que não houve ainda uma decisão fechada sobre por qual partido será candidata a deputada federal. Vai deixar a decisão para abril do próximo ano, quando será aberta a janela para troca de partidos.
LEVE E NUM TOM ASSIMILÁVEL
A música que rodou nos meios de comunicação sobre a candidatura do Jorge Viana (PT) ao Senado foi leve, mas incisiva sobre a mensagem, e com fundo musical muito agradável.
NÃO PEGOU BEM
Pelo que escutei de alguns cabeças brancas do MDB, o partido não ficou satisfeito com a filiação do senador Alan Rick (UB) no Republicanos, esperavam que se filiasse ao MDB. Estão defendendo novas conversas com a vice-governadora Mailza Assis.
SABER SE QUER
A questão é saber se o governo quer uma aliança com o MDB. O governador Gladson Cameli, nos dois mandatos, nunca abriu espaço no seu governo, para uma aliança com o partido. Sempre quis o MDB longe. Só que os tempos são outros, e o nome para o governo não será mais o dele.
SENDO PRAGMÁTICO
O senador Márcio Bittar (PL) está sendo pragmático ao deixar a sua decisão sobre quem apoiará ao governo, quando o cenário de 2026 estiver definitivamente montado. O quadro pode ser diferente do atual.
DENÚNCIA FORMAL
Não basta apenas o médico Thor Dantas dizer que alguns médicos do estado continuam a prescrever medicamentos ineficazes para a COVID, Ivermectina e Tamiflu – ambos defendidos pelo ex-presidente Bolsonaro – mas denunciar com nomes para a Secretaria de Saúde.
MAIORES VOTAÇÕES
Quem conhece bem o colégio eleitoral formado por Epitaciolândia e Brasiléia, previu para o BLOG que os mais votados para deputado estadual na região, deverão ser o prefeito Sérgio Lopes (PL), deputado Tadeu Hassem (Republicanos), deputado Nicolau Júnior (PP) e deputado Manoel Moraes (PP).
TERIA DEBATE
O ex-presidente do PT, Cesário Braga, deve ter o grosso do apoio do PT para a sua candidatura a deputado estadual. O Cesário na ALEAC, pelo seu perfil questionador, seria a garantia de que se teria debates na Casa, o que é raro na atual legislatura.
ESTAVA COM A RAZÃO
A mobilização popular contra a PEC da Bandidagem e a derrubada do projeto, a acontecer no Senado, hoje, mostra que a deputada federal Socorro Neri (PP) estava certa ao votar contra a famigerada matéria.
VOTO PESSOAL
Um candidato ao Senado estar atrelado a uma candidatura a governador, não é garantia de sucesso na candidatura. O voto majoritário é mais na pessoa e não olhando quem é seu acompanhante. Agora, tem que ter estrutura para tocar uma campanha de Marechal Thaumaturgo à Assis Brasil, sem o que o boi não dança.
PAPAGAIO CORTADO
O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta voltou atrás e negou o pedido para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) continuar morando nos EUA e não ser cassado por faltas. Seria o cúmulo da imoralidade o país pagar um deputado para morar nos EUA.
PREVISÃO DO BRUXO
Na sua entrevista de ontem, na Globo News, o “bruxo político” Gilberto Kassab (PSD), previu: “Vai ganhar a eleição presidencial quem tiver o apoio do centrão, seja o Lula ou o nome a ser lançado pela direita”.
SOCO NO QUEIXO
O Trump falou ontem na ONU que gosta do Lula, que tem uma química entre ambos, e que se encontrará com ele na próxima semana. Isso foi como um murro no queixo dos bolsonaristas.
FRASE MARCANTE
“De mordomia só não gosta quem nunca usufruiu”. Frase do saudoso deputado Hermelindo Guimarães (PDS)