O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou que o Acre alcançou a 12ª posição entre as unidades da federação com melhores indicadores de Segurança Pública. O estado subiu uma colocação em relação ao ano anterior, quando ocupava o 13º lugar.
A segurança é considerada um dos serviços públicos que melhor refletem o funcionamento das instituições estatais, já que a manutenção da ordem e a proteção dos direitos individuais são essenciais para o desenvolvimento. Historicamente, o Estado moderno foi constituído para garantir estabilidade interna e proteção externa às comunidades. Nesse contexto, a segurança se apresenta como o fator que distingue países e estados com equilíbrio institucional daqueles em situação de fragilidade.
De acordo com o levantamento, a preservação dos direitos individuais, a aplicação da lei e a existência de mecanismos de resolução de conflitos são condições fundamentais para o bem-estar social e a competitividade entre os estados brasileiros. O pilar de Segurança Pública representa 12,6% do peso total no ranking geral.
O pilar de Segurança Pública no ranking de 2025 levou em consideração diferentes indicadores, com base em dados de órgãos oficiais e institutos de pesquisa. Foram analisados a atuação do sistema de Justiça Criminal (DEPEN e FBSP), o número de presos sem condenação (DEPEN), o déficit de vagas no sistema prisional (DEPEN), além das mortes a esclarecer (Datasus). Também entraram na avaliação a mortalidade no trânsito e a morbidade hospitalar por acidentes de trânsito (ambos com dados do Datasus e IBGE), a segurança pessoal e patrimonial (FBSP), a qualidade da informação sobre criminalidade (FBSP), bem como os índices de violência sexual e feminicídio (FBSP).