Menu

Senador Petecão comandará comissão da MP que isenta taxistas de taxa do taxímetro

Comissão de Esporte (CEsp) realiza reunião. 1ª parte: Plano de Trabalho para avaliação do Programa Paradesporto Brasil em Rede (PPBR), do Ministério do Esporte (MEsp). 2ª parte: Reunião com 5 itens. Entre eles, o PL 2.985/2023, que altera a Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a modalidade lotérica denominada apostas de quota fixa, para vedar ações de comunicação, publicidade e propaganda. Em pronunciamento, à bancada, senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi designado, nesta terça-feira (23), para assumir a presidência da comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória (MP) 1.305/2025, que isenta os taxistas da cobrança da taxa de verificação do taxímetro realizada pelo Inmetro, tanto a inicial quanto as subsequentes, pelo período de cinco anos. A medida tem como objetivo reduzir os custos operacionais da categoria e simplificar procedimentos burocráticos.

De acordo com a MP, a verificação continuará sendo obrigatória, mas sem custo para os taxistas. Além disso, o intervalo entre as inspeções periódicas foi ampliado de um para dois anos. A verificação inicial, após a compra do veículo, permanece sob responsabilidade do fabricante, ou do importador, enquanto as inspeções subsequentes são de responsabilidade do proprietário do veículo.

Anúncio

O governo federal estima que a medida poderá gerar uma economia de R$ 9 milhões por ano para cerca de 300 mil taxistas em todo o País. A MPV 1.305/2025 entrou em vigor imediatamente após sua publicação, embora ainda necessite ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar lei definitiva. Em setembro de 2025, o prazo de vigência foi prorrogado por mais 60 dias.

Para Petecão, a medida representa um passo importante em apoio aos profissionais do transporte por táxi. Ele informou que, na próxima semana, irá indicar o relator da matéria.

“Esta MP vai trazer alívio para os taxistas do Acre e de todo o Brasil. Menos burocracia, menos gastos e mais apoio para quem trabalha diariamente, levando pessoas com segurança e dedicação”, afirmou o senador.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.