Menu

Rua

Frio na espinha, tremores e sudorese marcam o começo de 2026 para apadrinhados políticos no governo do Acre. Se não fecharem com o chapão do Palácio Rio Branco encabeçado pela 02 é rá-ré-ri-ró-rua!


Só quando C for D

Andam dizendo que Alan Rick se reúne às escondidas com a esquerda em busca de alianças. Vejamos: quando A for B, B for C e C for D, então Vagner Sales será de esquerda.


Susto

Os acreanos brincaram e se divertiram mais que se assustaram com os alertas da Defesa Civil no sábado (20) em Rio Branco e algumas cidades. Memes foram gerados e tudo acabou em risos. Não era nada… Mas, cuidado! o próximo pode ser real.


Familiocracia

E lá vem Bocalom e Marcio Bittar lançando a família inteira a candidatos de qualquer coisa. Teve eleição, eles estarão lá.


Amizade em pauta

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, celebrou a amizade com Dona Beatriz Cameli em um evento, onde ambas vestiram vermelho. A nota destaca a alegria e a inspiração que a presença da ex-primeira-dama proporciona, ressaltando o legado de dedicação e generosidade de Dona Beatriz ao povo do Acre.


Mirante

O mirante do Parque Chico Mendes, em Rio Branco, está há anos desativado. O mato toma conta do equipamento e ninguém sabe qual razão o mantém fechado. É abandono que se fala?


Bolsonaro caiu

Não é toda hora que o Acre é 100% bolsonarista. O ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou no Acre nas duas vezes, mas na segunda eleição perdeu 6,92% dos votos obtidos na segunda, mostra a plataforma Mapinha dos Mundos.


Velas para dois senhores

Por outro lado, Vagner Sales abriu a possibilidade do MDB apoiar a candidatura de Alan Rick ao governo durante a reunião no partido. A questão é que Alan é bolsonarista de carteirinha e, portanto, anticomunista. Nesse caso, não tem como o MDB acender velas para dois senhores diferentes.


Um lugar ao sol

Na verdade toda essa movimentação do Vagner Sales tem como objetivo principal viabilizar uma candidatura majoritária da sua filha, a ex-deputada federal Jéssica Sales, do MDB. Ela poderá sair para o Senado ou como vice, conforme as conveniências do partido.


O braço direito

O que fica claro nas movimentações políticas do senador Alan Rick na disputa do governo é que o seu principal articulador é o deputado federal Roberto Duarte, do Republicanos. Ele tem tentado a adesão do MDB e do PSD à candidatura do Alan, que nesse momento, pelas recentes pesquisas, lidera a corrida ao Palácio Rio Branco.


Nuvens em movimento

As pesquisas eleitorais são retratos de um determinado momento político. Como dizia o ex-governador mineiro Magalhães Pinto, “a política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. E a recente história política do Acre comprova essa tese com as candidaturas de Minoru Kinpara, do PSDB e Marcus Alexandre, do MDB, que lideraram as pesquisas por muito tempo para a prefeitura de Rio Branco e acabaram derrotados.


Contra a “blindagem”

Parecia que não ia acontecer nada, mas no último fim de semana houve um ato em Rio Branco contra a “PEC da Impunidade” e a anistia. Centenas de pessoas se reuniram para criticar os deputados acreanos que são a favor da proposta.


Excluídos

Ficou óbvia a ausência do PSB, do Rede Sustentabilidade e do PSol na reunião com a federação do PT, PV e PCdoB. O encontro aconteceu na casa de Jorge Viana. A justificativa, digamos, “técnica”, é que haverá outro com a tal da Frente Ampla, para que todos os companheiros e camaradas possam participar do debate.


Cri-cris

O Rede Sustentabilidade e o PSol fazem parte daquele perfil de partidos que, sem condições de encabeçar chapas (inclusive no plano nacional), trazem a essência de pontos de agenda muito caros à democracia: com destaque para as questões ambientais e Direitos Humanos. São cri-cris. Pequenos, mas enjoados e necessários.


Ele sabe

Jorge Viana sabe disso. Matematicamente, Rede e PSol entram no Fusca do Nilson Mourão e ainda sobra espaço. Mas, politicamente, são símbolos muito fortes para não serem parceiros. Para Jorge Viana, a manutenção da relação com essas siglas não é um trato para preservar votos. É algo muito mais forte: são símbolos.


Longo prazo

O diabo é que a pecuária leiteira exige muito investimento e o retorno só vem em longo prazo. Isso afasta o descapitalizado pecuarista do Acre, que mal tem fôlego para aguentar a escala dos frigoríficos locais.


Quando?

No espírito do “perguntar não ofende”: quando é que as escolas indígenas serão construídas ou reformadas?


Sucesso

Tem político acreano que é sucesso em restaurantes badalados de Porto Velho. É do tipo que quando entra o dono diz: “noite salva!”.


Exposição desnecessária

A melhor amiga da namorada do governador não cansa de expor o casal. Qual é o problema? Nenhum, a não ser o fato de a amiga e o namorado ganharem salários gordos do Estado para ficarem passeando. No final de semana, ela expôs a foto de Gladson e Karol no show de Henrique e Juliano, em Brasília, com a publicação de fotos em suas redes sociais para obter mais likes. Depois que o ac24horas publicou a foto, a mocinha, que estava sóbria, apagou as fotos. Parece que rabos foram comidos e orelhas foram puxadas e a volta de executiva ficou comprometida para Rio Branco. Tiveram que ser pessoas normais e pegar “o busão que voa” na volta. É cada uma! Tem gente que não merece a sorte que tem, ou melhor, a esperteza padrão “Agostinho Carrara”.


Mago das ‘publis’

O “Mago do Tempo”, Davi Friale, já faz sucesso com suas previsões climáticas e atrai uma legião de fãs pelo Acre. Mas agora ele tem mirado a carreira de garoto propaganda e mandado muito bem com as publicidades nas redes sociais. A ideia tem pegado muita gente de surpresa e agradado pelo bom humor.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress