Menu

Governo realiza renovação de RGs fortalecendo os direitos dos pescadores de Plácido de Castro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pescadores de Plácido de Castro puderam iniciar nesta terça-feira, 23, o processo de renovação de suas carteiras de identidade, documento essencial para garantir direitos e acesso a programas sociais. A iniciativa do Governo do Acre, por meio da Polícia Civil, acontece no período que antecede o Defeso, quando a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies e quem depende exclusivamente desta atividade econômica pode acessar o seguro-defeso, concedido pelo governo federal.


Para tanto, os pescadores precisam estar com a documentação em dia, o que motivou a ação no município, reduzindo a burocracia e sem a necessidade de deslocamento até a capital. Presente na abertura da ação que está sendo realizada na sede da Colônia de Pescadores, até a próxima quinta-feira, 25, pela equipe do Instituto de Identificação, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, explicou que o atendimento é fruto de um trabalho de articulação institucional com a participação de vários atores que visa aproximar os serviços públicos da população.


“Assegurar que os pescadores não tenham dificuldades no período do Defeso, é uma demanda que ex-deputada Vanda Milani trouxe ao governo por meio da vice-governadora Mailza Assis que, prontamente, orientou que organizássemos com a prefeitura de Plácido de Castro e a Colônia de Pescadores sua realização. O que está acontecendo e deve beneficiar todos eles, facilitando o acesso deles à cidadania. É o nosso papel enquanto poder público a garantia dos direitos”, enfatizou.

Publicidade



A ex-deputada federal Vanda Milani também esteve presente na abertura da ação, reforçando o apoio à categoria pesqueira e destacando a importância da parceria institucional em benefício dos trabalhadores. “Só tenho a agradecer ao governo, a vice-governadora Mailza pela atenção e muito me honra ter participado”, destacou.


De acordo com o diretor-geral de Polícia Civil, delegado Henrique Maciel, o atendimento, pela equipe do Instituto de Identificação, deve beneficiar 290 trabalhadores da categoria que dependem da regularização para manter sua atividade legalizada.


O prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, também ressaltou a importância da mobilização conjunta. Ele lembrou que a regularização é um requisito do governo federal e que a medida acontece em um momento simbólico para a cidade, em torno da tradição pesqueira, movimentando a economia, a cultura e o turismo local.


“A pesca é uma atividade muito importante para a nossa economia e além de estarmos a poucos dias do Defeso, estamos nos preparando para realizar a 8ª edição do Festival do Surubi, no próximo final de semana com o que há de melhor na nossa culinária pesqueira, entretimento e uma confraternização entre a população e os nossos visitantes. Então, só temos a agradecer ao governado Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza, reconhecendo que o Estado está contribuindo de forma decisiva, disponibilizando uma equipe para atualizar as carteiras e dar mais tranquilidade aos nossos pescadores.”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress