Menu

Governo realiza renovação de RGs fortalecendo os direitos dos pescadores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pescadores de Plácido de Castro puderam iniciar nesta terça-feira, 23, o processo de renovação de suas carteiras de identidade, documento essencial para garantir direitos e acesso a programas sociais. A iniciativa do Governo do Acre, por meio da Polícia Civil, acontece no período que antecede o Defeso, quando a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies e quem depende exclusivamente desta atividade econômica pode acessar o seguro-defeso, concedido pelo governo federal.

Para tanto, os pescadores precisam estar com a documentação em dia, o que motivou a ação no município, reduzindo a burocracia e sem a necessidade de deslocamento até a capital. Presente na abertura da ação que está sendo realizada na sede da Colônia de Pescadores, até a próxima quinta-feira, 25, pela equipe do Instituto de Identificação, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, explicou que o atendimento é fruto de um trabalho de articulação institucional com a participação de vários atores que visa aproximar os serviços públicos da população.

Anúncio

“Assegurar que os pescadores não tenham dificuldades no período do Defeso, é uma demanda que ex-deputada Vanda Milani trouxe ao governo por meio da vice-governadora Mailza Assis que, prontamente, orientou que organizássemos com a prefeitura de Plácido de Castro e a Colônia de Pescadores sua realização. O que está acontecendo e deve beneficiar todos eles, facilitando o acesso deles à cidadania. É o nosso papel enquanto poder público a garantia dos direitos”, enfatizou.

A ex-deputada federal Vanda Milani também esteve presente na abertura da ação, reforçando o apoio à categoria pesqueira e destacando a importância da parceria institucional em benefício dos trabalhadores. “Só tenho a agradecer ao governo, a vice-governadora Mailza pela atenção e muito me honra ter participado”, destacou.

De acordo com o diretor-geral de Polícia Civil, delegado Henrique Maciel, o atendimento, pela equipe do Instituto de Identificação, deve beneficiar 290 trabalhadores da categoria que dependem da regularização para manter sua atividade legalizada.

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, também ressaltou a importância da mobilização conjunta. Ele lembrou que a regularização é um requisito do governo federal e que a medida acontece em um momento simbólico para a cidade, em torno da tradição pesqueira, movimentando a economia, a cultura e o turismo local.

“A pesca é uma atividade muito importante para a nossa economia e além de estarmos a poucos dias do Defeso, estamos nos preparando para realizar a 8ª edição do Festival do Surubi, no próximo final de semana com o que há de melhor na nossa culinária pesqueira, entretimento e uma confraternização entre a população e os nossos visitantes. Então, só temos a agradecer ao governado Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza, reconhecendo que o Estado está contribuindo de forma decisiva, disponibilizando uma equipe para atualizar as carteiras e dar mais tranquilidade aos nossos pescadores.”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.