No Acre, toda pesquisa séria mostra Lula com 30%. Em busca desses eleitores (e muito mais – o legado de seus governos), é que Jorge Viana, Binho Marques, Raimundo Angelim, Perpétua Almeida, Sibá Machado, Aníbal Diniz e o Carioca estão voltando.
O ano de 2018 marcou o fim do governo e da aliança de 20 anos da Frente Popular capitaneada pelo PT. Perderam praticamente tudo: governadores, senadores, deputados federais, estaduais. Restaram apenas dois prefeitos (Assis Brasil e Xapuri) e alguns poucos vereadores.
O governo que se seguiu – não poderia ser diferente – foi formado por antigos aliados que aos poucos foram sendo enxotados porque quem governava. Em 2020 e 2022, a presença política do partido quase desapareceu do mapa.
Nesse ínterim, o bolsonarismo em oposição ao Lulismo emergiu das urnas, mas não foi suficiente para permanecer no poder. O bolsonarismo perdeu em 2022 e caminham para uma provável derrota em 2026.
Mal comparando, mas o radicalismo da extrema-direita com a obsessão pela anistia e blindagem dos deputados tirou Lula do pântano. Politicamente falando, ele estava com o pé na cova.
O tema da soberania pegou vento e se espalhou pelo país. Embalados por tudo isso é que os meninos… Ops! Os idosos do PT estão voltando para um recomeço difícil porque, no Acre, a direita e o conservadorismo se consolidaram apesar da divisão interna.
“Os atos terroristas cometidos pelo Hamas são inaceitáveis, mas não justificam a morte de civis, crianças e mulheres”. (Lula na ONU)
. Na BandNews, o senador Márcio Bittar (PL) disse que a PEC das prerrogativas foi prejudicada pela inclusão do voto secreto e de presidentes de partidos políticos.
. Deveria se ater a proteção por opiniões e votos.
. Segundo ele, existem parlamentares processados e presos por “crime de opinião”.
. A direção nacional do PP avalia punição a deputada federal Socorro Neri por ter desobedecido a orientação de votar a favor das PEC’s da Anistia e Blindagem.
. Deveriam dar um diploma de honra ao mérito.
. O deputado Roberto Duarte (Republicanos) se posicionou contra a volta do famigerado voto secreto.
. “Quem medo de mostrar a cara não entra na política, vai fazer outra coisa”, disse.
. Pergunta que se faz ao olhar o Brasil de hoje?
. Vivemos um retrocesso democrático e uma degradação da política?
. As eleições do ano que vem serão históricas, mais do que todas que já houveram no país continental.
. O mais grave da PEC da Blindagem é que ela se estenderia aos deputados estaduais de todo o Brasil e DF.
. A esquerda deveria descer do pedestal e reconhecer que nas manifestações contra a Anistia e Blindagem, cidadãos sem ideologia nenhuma se somaram às manifestações, inclusive, nos estádios durante os jogos.
. O combate às duas pautas tóxicas (como define Hugo Motta) não tem só a marca do PT, PC do B e P-Sol.
. A “G. Lixo”, como era chamado na denúncia do Petrolão, também teve um papel de destaque.
. Foi ampla!
. É exagero dizer que 12 deputados estaduais não se elegem; no máximo dez e no mínimo oito; tem que torrar dinheiro que o povo está sedento.
. Aliás, dinheiro tem, é preciso saber administrar; está no lugar e na hora certa.
. “O MDB é um grande partido, tem bons nomes, bons contadores de histórias, mas é um bando de liso”.
. O Marcus Alexandre anda peregrinando no Vale do Acre.
. O eleitor não vota mais sem o cobre!
. Bom dia!