Menu

Acre registra seca em 100% do território pelo segundo mês consecutivo

Seca no Rio Acre I Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre registrou, em agosto, a ocorrência de seca em 100% do seu território, segundo a última atualização do Monitor de Secas. Entre julho e agosto, o fenômeno se manteve em toda a área do estado, mas apresentou agravamento, com 3% do território passando a registrar seca grave em agosto.

Essa é a pior condição enfrentada pelos acreanos desde janeiro deste ano, quando o monitoramento apontou 28% do território em situação de seca grave. Com o resultado, o Acre teve, em agosto, o maior nível de severidade do fenômeno em toda a região Norte.

Anúncio

O levantamento mostra que, embora sete unidades da Federação tenham apresentado estabilidade no percentual de área atingida pela estiagem, o Acre figura entre os estados em que a severidade aumentou.

Além disso, integra a lista das sete unidades da Federação que registraram seca em 100% do território em agosto de 2025, ao lado do Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Com uma área territorial de 152.581 km², o Acre foi totalmente impactado pelo fenômeno climático, que já cobre 58% do território brasileiro, o equivalente a cerca de 4,8 milhões de km².

O Monitor de Secas realiza acompanhamento contínuo da intensidade e da extensão do fenômeno em todas as regiões do país. A metodologia considera indicadores climáticos e os impactos de curto prazo, associados a déficits de precipitação registrados nos últimos meses, e de longo prazo, relacionados ao acúmulo da falta de chuvas ao longo dos anos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.