E um babado forte circula nos bastidores do governo. A esposa de um deputado estadual aparece em vídeo “morta de paulada” com amiguinhas de trabalho do PROCON/AC e sem cinto de segurança. A mancada parece que vai render algumas chamadas de atenção! Dizem as más línguas que era no horário de trabalho. Que coisa!
Festival pra mais de metro
É festival que não acaba mais nesse Acre de meu Deus. Quando a gente pensa que acabou, aparece mais uma penca. Mas não é de todo ruim. Ao menos a economia de alguns segmentos gira. E disso nós precisamos.
Ovo
O avanço na produção de ovos no Estado mostra o grande potencial da avicultura acreana. Apesar das adversidades, como aumento de insumos e logística complexa, o setor mantém ritmo de crescimento desde 2022, reforçando sua importância econômica e estratégica para a cadeia produtiva local.
Cronômetro
No site da empresa leiloeira da Peixes da Amazônia o relógio está contando até o próximo leilão. Tem empresário local que não larga o olho do relógio: é um olho no relógio e outro na calculadora fazendo conta junto com um contador estratégico. Se o Brasil não é para amadores, como disse o maestro Jobim, no Acre é que não é mesmo!
Escuta essa, Mailza
Maia alerta que, se Mailza quiser suceder Gladson, não pode repetir o discurso de continuidade porque o eleitorado não terá a mesma paciência e o mesmo afeto que dedica a Gladson. É isso aí.
Palanque gospel-eleitoral
Conforme disse a coluna, o encontro gospel de Rio Branco é um enorme palanque para políticos. O primeiro a se apresentar foi Alan Rick. Dos próximos, alguém aposta em Mailza, Bocalom, Marcio Bittar, Gladson e etc e tal?
Amanhã é outro dia
Com seus eleitores desconfiados de que ele vive em cima do muro, Petecão decidiu espalhar pelos quatro cantos do Acre que vai votar contra a PEC da Impunidade quando esta entrar em apreciação no Senado. Tá beleza, mas até lá muita água passa debaixo dessa ponte e o que é hoje amanhã já não pode ser… ou não…
Choro
Esse episódio de Alan no aeroporto será lembrado do primeiro ao último dia de campanha. Será uma mosca campeã de natação na sopa do moço. Mas é claro que a reação ao episódio já deve estar sendo planejada. Deve ter um pedido de desculpas calculado, olhando para a câmera enquanto os olhos ficam rasos em close e a trilha gospel tocando fundo no coração desgraçado do eleitor.
“Cadê a faixa?”
Ao final da reunião à portas fechadas com lideranças do MDB, os gestos e os tons falaram alto. Alan Rick, que disputa com Jorge Viana quem tem o espelho mais generoso, não consegue esconder o espírito do “cadê a faixa?”. Falta só dar um carão semelhante ao conferido ao atendente de balcão de aeroporto a um assessor imaginário. “Cadê a faixa, caralho?! Põe logo essa faixa, moço!” O tom é de quem já até comprou o terno.
Aleac
A nova regulamentação para transportes dos insumos para feitio da ayahuasca, aprovada pela Aleac, foi ato necessário. Parlamento soube ouvir algumas lideranças preocupadas com o descontrole que a legislação de 94 não conseguia mais abarcar. Ponto para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que soube ouvir e reagir.
Sem vacilo
Já estava acumulando o número de ocorrências de material apreendido, por ser transportado de maneira irregular. Nos bastidores, os episódios acabam expondo que as forças de Segurança não vacilam em dar um tratamento que beira a intolerância quando se trata de alguma situação envolvendo comunidades ayahusqueiras.
Silêncio
Silêncio conivente do senador Marcio Bittar em relação à PEC da Blindagem tem um detalhe inusitado. Quando deputado estadual, Bittar foi autor da lei que trouxe mudança ao regimento interno da Aleac para que as votações tivessem cara e identidade. E agora… esse mundo velho dá cada capotada que parece provocação do destino.
Árvores
Já que as 1.001 ficaram encarnadas no nariz em forma de bola vermelha do cidadão de Rio Branco, uma provocação: quantas árvores a prefeitura da capital plantou nos últimos 4 anos e 9 meses? A coluna é generosa: não precisa responder quantas foram plantadas em um único dia.
Arborização
Projetos de arborização urbana são necessidades ignoradas por aqui.
Cal
E as poucas árvores que têm são prejudicadas com a pintura de cal nos caules. Que tara é essa de pintar árvore com cal? Por que não deixamos as poucas árvores que temos em paz?
Medicamentos
O senador Efraim Filho, da Paraíba, conseguiu levar adiante o projeto de lei para permitir a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados com farmacêutico, proposta que tem sido defendida pelo acreano Sérgio Petecão, mas que não avançou no Congresso.
PEC da Impunidade
Os deputados Pedro Campos (PSB-PE), Merlong Solano (PT-PI), Thiago de Joaldo (PP-PI) e Sylvie Alves (União-GO) pediram desculpas publicamente por terem votado a favor da PEC da Impunidade. Eles reconheceram o erro e se comprometeram a agir para corrigir a decisão. A bancada do Acre deveria seguir o exemplo.
Importante
A audiência pública que irá ocorrer amanhã na Aleac sobre doação e transplantes de órgãos. O evento marca o início da semana de conscientização promovida pela Fundação Hospitalar e pela Sesacre. Qualquer dúvida, estou à disposição