A estudante acreana Bianca Cunha, aluna do Senac Acre, conquistou a Medalha de Excelência nas Competições Senac 2025, na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social. A premiação, concedida no domingo, 21, no Rio de Janeiro, atesta que o desempenho da competidora atingiu um padrão internacional de qualidade.
A conquista ocorreu durante a etapa nacional das Competições Senac 2025, maior torneio educacional do Brasil para profissionais do comércio. O evento, realizado de 17 a 21 de setembro, reuniu estudantes de 23 estados e do Distrito Federal e mobilizou cerca de 4 mil pessoas por dia no Pavilhão 4 do Riocentro, em Jacarepaguá.
Na mesma modalidade em que o Acre se destacou, Minas Gerais ficou com a medalha de ouro, o Rio Grande do Sul com a prata, enquanto Paraná e Rio de Janeiro dividiram o bronze. A Medalha de Excelência foi concedida aos representantes do Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Acre, em reconhecimento ao desempenho de nível internacional dos competidores.
A medalhista Bianca Cunha expressou gratidão e felicidade por representar o estado. “Só de estar representando o Acre já é uma grande vitória, mas conquistar a primeira medalha de excelência na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social representa não só o meu esforço, mas também o trabalho de toda a equipe”, disse. Ela complementou: “Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e ao Senac, que me deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho e acreditou no meu potencial”.
Além de Bianca, a delegação acreana incluiu Eloísa Barroso, na ocupação de Cabeleireiro, e Adrian Kayllan, em Aplicações Web e Mobile, reforçando a presença do estado em diferentes áreas técnicas em um dos maiores torneios de educação profissional do país.
Para o diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão, a conquista reforça o compromisso da instituição em educar para o trabalho. “Essa medalha comprova a eficácia da metodologia e a qualidade dos cursos oferecidos. É uma prova tangível de que estamos formando profissionais no mais alto padrão”, afirmou.
A analista técnica em Enfermagem do Senac Acre, Areta Araujo, explicou que o sucesso é o resultado de um projeto coletivo de seis meses de intensa preparação, que contou com uma equipe multidisciplinar. “Ver a Bianca ali, no pódio, recebendo a primeira medalha de excelência do Acre na ocupação foi uma emoção única”, declarou.
Criadas em 2016, as Competições Senac são consideradas o maior circuito educacional do país para o comércio de bens, serviços e turismo. Diferente de um torneio meramente competitivo, o evento busca proporcionar uma experiência de transformação profissional. Os vencedores da fase nacional garantem vaga na delegação que representará o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em Xangai, China, em 2026.