Menu

Fora do radar de 2026

Foto: Saimo Martins

Mesmo aparecendo em pesquisas internas recentes como liderando na capital a corrida para o governo em 2026, o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), foto, não admite nem discutir ser vice em uma das chapas que disputam o governo. “Esse erro já cometi quando fui vice do Jorge Viana e não vou repetir de novo”, disse Marcus hoje (21) ao BLOG. A tendência natural é que dispute um mandato de deputado estadual. Sobre a disputa do governo, Marcus destacou que a fala do governador Gladson Cameli durante o Festival do Coco, em Mâncio Lima, de que o vice da chapa de Mailza e seus suplentes quem indicará é ele por ser governador, desautorizou a vice-governadora Mailza Assis a fazer articulações políticas sobre sua chapa. “O senador Alan Rick é quem tem procurado o MDB, mas não tem nada fechado para o partido apoiar a sua candidatura a governador”, ponderou Marcus, ressaltando ser a fase de conversas.


OLHAR PELO RETROVISOR


O secretário municipal João Marcos Luz, extremista de direita da ala mais radical do bolsonarismo, criticou o fato do suplente do senador Alan Rick (UB), Gemil Júnior, ter sido secretário no governo Tião Viana. Tivesse olhando pelo retrovisor, ele veria que o seu chefe, Tião Bocalom, foi secretário de Agricultura do ex-governador Jorge Viana, na época o seu ídolo.


O DESAFIO DO DUDU


O médico Eduardo Farias, eleito presidente do PCdoB, pega o partido numa de seus piores momentos, com alta rejeição popular. Seu desafio é mudar isso. O PCdoB hoje não é nem a sombra daquele partido que tinha a maior e mais aguerrida militância da Frente Popular do Acre.


CARGO QUE TE QUERO CARGO


Quem era para estar presente no Acre e lutar para ajudar a tirar o PT da pindaíba popular em que está, hoje se encontra acomodado em cargos no governo Lula, em Brasília, como Sibá Machado, Léo de Brito, Anibal Diniz, Raimundo Angelim e companhia limitada. Vai que é tua, Cesário Braga!


PEC DA BANDIDAGEM


A PEC da Bandidagem – pelo projeto aprovado na Câmara Federal, um chefe de organização criminosa se elegendo deputado federal, só poderá ser processado na justiça com autorização dos demais parlamentares – têm a reprovação popular de 83%, segundo a pesquisa do respeitado instituto Quaest. Só a deputada federal Socorro Neri (PP) votou contra e a deputada federal Meire Serafim (UB) esteve ausente da votação.


LUZ NO FIM DO TÚNEL


Ainda bem que a PEC da Bandidagem deve ser derrotada no Senado por larga maioria dos votos, segundo levantamento feito pela GLOBO e por manifestações contrárias de senadores. O senador Sérgio Petecão (PSD) já disse que votará contra.


FINAL CONHECIDO


A PEC da Anistia, outro projeto que suscita grandes debates, tem final conhecido: se aprovada com a redação ampla, geral e irrestrita, será declarada inconstitucional pelo STF. Vários ministros já se posicionaram neste sentido.


GANHARIA MAIS


A comitiva do Acre chefiada pela vice-governadora Mailza Assis, que vai a New York participar de uma conferência do clima, pode ser analisada por dois aspectos: não trará nenhum benefício para o estado, e se a Mailza fosse passar um fim de semana em Santa Rosa, lucraria mais, pois poderia conseguir novos aliados para sua candidatura ao governo.


JOGO DE NARRATIVAS


O senador Alan Rick (UB) deu uma declaração de que sua aliança para o governo com o MDB está certa, falta só o casamento. Acho que não estão nem namorando – no máximo ficando – pelo menos, é o que afirmou o presidente do MDB, Vagner Sales, ao BLOG, que o partido não fechou aliança com nenhum dos candidatos a governadores. Virou jogo de narrativas.


SEM MANDATO


Com a liberação dos deputados Pablo Bregense (PSD) e Eduardo Ribeiro (PSD), o PSD do senador Sérgio Petecão (PSD) está montando uma chapa para deputado estadual só com nomes sem mandatos. Os dirigentes do PSD acham que seria difícil montar uma chapa com dois parlamentares no seu quadro.


NÃO VAI ABRIR MÃO


Um importante candidato ao Senado disse esta semana ao BLOG, que o que lhe impede de declarar apoio à candidatura do senador Alan Rick (UB), é ele manter a Mara Rocha (Republicanos) como candidata a senadora. Pelo que eu sei, o Alan não vai lhe sacar da chapa, são afinados ideologicamente no campo da direita.


FILIAÇÃO CERTA


Falta apenas marcar a data da filiação do senador Alan Rick (UB) no Republicanos. No encontro desta semana no MDB, ele anunciou a sua decisão. O MDB, que esperava vê-lo candidato a governador pela sigla, ficou segurando a vara do Batista.


ESCADA PARA O MAGALHÃES


A Federação PT-PV-PCdoB, ou monta uma chapa para eleger dois deputados estaduais, ou mais uma vez servirá de escada para dar novo mandato ao deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).


SITUAÇÃO COMPLICADA


O MDB tem como maior preocupação do momento formar uma chapa forte para procurar eleger deputados federais. “O problema é que até agora não conseguimos montar nem o esboço da chapa, pela falta de nomes com bagagem eleitoral”, se queixou ao BLOG um cabeça branca do partido. Não é uma situação complicada só para o MDB, mas, também, para o PODEMOS, PSD, Republicanos e PDT.


A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO


Com a candidatura do médico Thor Dantas ao governo sacramentada, o bloco dos partidos progressistas não ganha apenas um nome respeitável para a disputa, mas, também, o PSB na aliança, o que seria a volta do filho pródigo.


ÁGUAS CALMAS


Poucos governadores singraram em águas tão calmas na Assembléia Legislativa, como o governador Gladson Cameli. Fora uma estocada aqui e outra acolá da minoria oposicionista, o marasmo da falta de debates renhidos é que domina a Casa.


MUITA CHANCE


Duas mulheres terão muita chance de conquistar um novo mandato na Câmara Federal: as deputadas federais Socorro Neri (PP) e Antônia Lúcia (Republicanos). A deputada Meire Serafim (UB) não será candidata.


NA PAZ DE DEUS


Um bom domingo na paz de Deus.


FRASE MARCANTE


“Nada faz mais mal para a alma do que o ódio”. Uma das máximas da filosofia oriental.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress