Menu

Edvaldo diz que 30% do eleitorado de Lula no Acre pode decidir eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante as eleições estaduais do PCdoB, realizadas neste sábado (20), o deputado estadual Edvaldo Magalhães destacou que cerca de 30% do eleitorado do Acre é vinculado ao presidente Lula, o que, segundo ele, representa uma força capaz de eleger parlamentares e disputar o governo nas eleições de 2026.


“Olhando para uma coisa que é objetiva: o Acre tem 30% de eleitores do Lula. Nós temos a responsabilidade de recepcionar, num primeiro momento, esse eleitor. Esse eleitor elege deputados federais, esse eleitor elege deputados estaduais, esse eleitor elege senador e esse eleitor pode botar um candidato a governador no segundo turno. Então, essa é a estratégia. Basta que todos tenham a humildade e a capacidade política de estar olhando para o conjunto, para o bosque, e não ficar preso em projetos menores, presos nas árvores”, afirmou.


O parlamentar ressaltou que o PCdoB já integra uma aliança duradoura com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV), por meio da federação partidária, e que a posição para o pleito de 2026 será definida de forma unitária após os debates internos.

Anúncio


Magalhães também voltou a defender a construção de uma Frente Ampla no estado, envolvendo setores do campo progressista e até mesmo do centro democrático.


“Olha, a nossa formulação vai na seguinte direção: nós precisamos construir. Isso nós já havíamos feito em outros momentos. Nós estamos querendo reeditar uma frente ampla, progressista, trazendo para essa frente setores, inclusive, do Centro Democrático. Uma nova frente popular? Não, uma frente ampla. Porque você não reedita nos mesmos moldes uma coisa numa realidade nova. Para cada realidade nova, você tem que ter um arranjo novo, e esse arranjo novo é uma frente ampla. E essa frente ampla tem que se apresentar com um programa novo que dialogue com os desafios de agora do Estado do Acre e do futuro, para o desenvolvimento do Estado do Acre, com um esforço político, tirando inclusive muitos da zona de conforto, que é todo mundo se apresentar para a batalha, no sentido de termos candidatos disputando o governo, disputando o Senado da República, uma chapa competitiva para a Câmara Federal e uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa”, disse.


O deputado também citou nomes que estão sendo discutidos como possíveis candidatos ao governo em 2026, entre eles o médico Thor Dantas, atualmente filiado ao PSB.


“Ele é filiado, inclusive, nesse momento, pelo PSB. Queremos discutir também com o PSD e estamos conversando com o MDB. Não vamos desistir de fazer um movimento amplo. Pode ser que os partidos não toquem, mas nós vamos buscá-los”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress