Foto: Embaixada dos EUA/Divulgação
Empresários brasileiros tentam usar o projeto de lei sobre minerais de terras raras como uma forma de destravar negociações sobre a situação do Brasil. Fontes afirmam que a estratégia é mostrar os avanços no projeto, cuja urgência foi aprovada na Câmara nesta quinta-feira (18), para convencer americanos de que minerais podem fazer parte das conversas.
Uma mensagem em inglês circulando pelo WhatsApp pede para que essa ideia chegue até os círculos políticos e de jornalistas americanos em Washington, D.C.
“Porta aberta para negociar com os EUA: o marco cria um espaço formal para o diálogo bilateral sobre cadeias de suprimentos confiáveis e um possível acordo sobre minerais críticos (…) Cooperação bilateral estratégica: Esta é uma oportunidade de desenvolver em conjunto cadeias de suprimentos responsáveis e diversificadas para baterias, armazenamento de energia em rede e insumos de defesa”, diz o texto.
No começo do mês, durante missão da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) a Washington, D.C., empresários mencionaram diversas vezes a possibilidade de negociações envolvendo minerais de terras raras, assim como assuntos relacionados às big techs e o uso de recursos para data centers. A comitiva ouviu de autoridades e figuras próximas ao presidente americano, Donald Trump, que a questão com o Brasil é ‘política’, e acredita que esses tópicos podem ajudar a abrir espaço nos EUA.