A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul aprovou e promulgou, por meio da Resolução nº 005/2025, nesta sexta-feira, 19, a criação do Projeto Vereador Mirim, iniciativa de caráter educacional que busca aproximar estudantes do funcionamento do Legislativo.
Voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tanto da rede pública quanto da particular, o projeto também contempla jovens atendidos por instituições de assistência e formação cidadã, como o Centro Educacional do Jovem Aprendiz (CEJA).
De acordo com a resolução, o programa será realizado bimestralmente, em quatro sessões: posse solene dos vereadores mirins, capacitação sobre o processo legislativo, apresentação de proposituras (como indicações, moções, requerimentos e projetos de lei) e deliberação final, com possibilidade de divulgação das propostas aprovadas no site e nas redes sociais da Câmara.
Cada edição contará com 14 estudantes, selecionados pelas próprias escolas, que poderão adotar critérios como votação entre alunos, desempenho escolar ou propostas de melhorias para a comunidade. As proposituras apresentadas poderão ser acolhidas pela Mesa Diretora e até mesmo subscritas por vereadores da legislatura vigente.