Cansu Dere (Zeynep) e Beren Gökyıldız (Melek) são as protagonistas de Mãe, próxima novela da Record - Foto: Divulgação/ Star TV
Depois do sucesso inesperado de Força de Mulher (2017), exibida entre o fim de julho de 2024 e o início de julho deste ano, a Record marcou a data da volta das novelas turcas à sua programação. A produção Mãe (2016) vai substituir a bíblica A Vida de Jó na faixa das 21h a partir de 13 de outubro. A data escolhida a dedo é um indício de que a emissora acredita no potencial do folhetim para atrapalhar a vida de Três Graças na Globo.
O folhetim que marca a volta do autor Aguinaldo Silva à líder de audiência tem estreia prevista para 20 de outubro. Ou seja: Mãe vai começar a ser exibida bem na semana final de Vale Tudo.
A Record tenta, assim, uma estratégia de guerrilha: fazer com que o público que abandonou o remake da história de 1988 se encante pela produção turca e não volte para a Globo mesmo com o início de uma nova novela.
A estreia de Mãe foi noticiada inicialmente pelo site Alta Definição e confirmada pelo Notícias da TV com fontes da emissora. A direção estava dividida entre três novelas turcas diferentes: ela também adquiriu Iludida (2020) e Um Milagre (2019).
As duas devem ser exibidas logo depois de Mãe, caso a audiência corresponda à expectativa. Boa parte do público de Força de Mulher se perdeu com a exibição de Paulo, o Apóstolo (2025), mas A Vida de Jó tem levantado os números aos poucos –ainda que não para o patamar do fenômeno turco.
Desde o fim da história de Bahar (Özge Özpirinçci), Vale Tudo conseguiu disparar na Kantar Ibope. No último dia 1º, marcou 29,1 pontos na Grande São Paulo, um índice que a Globo não registrava com uma novela das nove desde a reta final de Terra e Paixão, em janeiro do ano passado.
Agora, a Record vai precisar se esforçar para trazer esse público de volta. Não será uma tarefa simples: afinal, na última semana de Vale Tudo, os noveleiros estarão ligados em todas as reviravoltas da novela para tentar adivinhar quem será o assassino de Odete Roitman (Debora Bloch).
Qual é a história de Mãe?
Mãe tem como protagonista Zeynep (Cansu Dere), uma professora substituta em um colégio. Ao descobrir que uma de suas alunas, Melek (Beren Gökyıldız), de apenas sete anos, é vítima de maus-tratos da família, ela adota a criança e precisa lidar com os desafios desta nova fase.