Menu

PGE do Acre regulamenta escrituras em processos de incentivo industrial

Foto: Thennyson Passos/PGE
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Instrução Normativa nº 2/2025, que estabelece procedimentos e prazos para a lavratura de escrituras públicas em casos de dispensa de licitação voltados à concessão de direito real de uso e à doação de imóveis públicos. A medida integra a política estadual de fomento ao desenvolvimento industrial.

Segundo o documento, após a autorização para dispensa de licitação, a PGE será responsável por expedir ofício ao tabelionato solicitando a formalização da escritura. O processo deverá estar acompanhado de uma série de documentos, como a minuta da escritura, parecer jurídico, laudo de avaliação, memorial descritivo do imóvel, certidão de matrícula atualizada e comprovação da regularidade da empresa beneficiária.

Anúncio

As empresas contempladas terão até 90 dias, a partir da notificação, para assinar a escritura pública mediante pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e emolumentos cartorários.

Caso o prazo não seja cumprido, será necessária nova resolução da Comissão de Política de Incentivos às Atividades Industriais (COPIAI) para a continuidade do processo. Se a assinatura não ocorrer dentro de seis meses, opera-se a decadência do direito à contratação.

A instrução normativa também prevê que a Secretaria de Estado competente deverá acompanhar o cumprimento das obrigações assumidas pelas empresas beneficiárias. Em caso de irregularidades, estas poderão ter a concessão ou a doação revogada após parecer jurídico da PGE.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.