Categorias: Blog do Crica

Petecão votará contra PEC que blinda crimes políticos

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O senador Sérgio Petecão (PSD), disse ontem ao BLOG que votará contra a PEC da Impunidade – que protege políticos que cometerem crimes, colocando dificuldades para que respondam na justiça pelos seus atos ilegais. “Já antecipei o meu voto contra ao presidente do Senado, David Alcolumbre”, destacou Petecão. A citada PEC, chamada de “PEC da Bandidagem”, também teve manifestação contrária do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD), que disse que a matéria não passará na Casa. A PEC, na verdade, não é para proteger parlamentares por crimes de opinião e nem servir de escudo contra o suposto abuso pelo STF, mas uma carapaça para proteger parlamentares que cometerem crimes, criando uma casta no país. Se na eleição de 2026, por exemplo, um membro de uma organização criminosa for eleito deputado federal ou senador, a justiça teria sérias dificuldades para lhe punir, porque estará sob a proteção da PEC da Impunidade. Pelo que se tem acompanhado do noticiário eleitoral, a PEC não passará no Senado. E se passar deve ser questionada no STF, assim como a PEC da Anistia geral e irrestrita, por serem tidas como inconstitucionais. Então, a última palavra vai ficar com o Supremo Tribunal Federal.


CAMPANHA PROPOSITIVA


O ex-governador Jorge Viana disse ontem, numa visita ao ac24horas, que fará uma campanha propositiva e profissional para o Senado, já tendo até algumas peças publicitárias prontas. Jorge acredita que a sua campanha já começa com os 30% da votação que o Lula tem no Acre e será ampliada ao longo da sua campanha.


CHAPA EM FORMAÇÃO


Para deputado federal a Federação formada pelo PT-PCdoB-PV, segundo Jorge Viana, já tem nomes como a ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB), Shirley Torres (PV) e o vereador André Kamai (PT), além de outros que não quis revelar. E para deputado estadual Tiago Mourão (filho do ex-deputado Nilson Mourão), Cesário Braga, Padre Antônio Menezes (foi vice na última eleição para prefeito de Xapuri), Edvaldo Magalhães, e nomes ainda em sigilo. A Federação lançará chapa completa a deputado federal e deputado estadual.


VOZES DOS JURISTAS


Não são vozes de amadores ou palpiteiros, mas de juristas constitucionalistas respeitados no país: A PEC da anistia, assim que aprovada em texto final, será derrubada no STF. Foi como fazer carnaval com bumbo furado.


NÃO PROCURAM


Há uma decisão dos dirigentes do MDB e do PSD de não abrirem conversa sobre aliança com a vice-governadora Mailza Assis (PP), enquanto ela não tiver o poder nas mãos. “A Mailza não pode hoje nem sentar na mesa de jogo, por não ter fichas para jogar”, comentou ontem ao BLOG. No que está certo.


AFASTOU OS PARTIDOS


A fala açodada do Gladson Cameli no Festival do Côco, em Mâncio Lima, de que por ser o governador, ele é que vai indicar o vice na chapa de Mailza ao governo, afastou os dirigentes de partidos fora da sua aliança. “Como é que vamos nos aliar com alguém que não tem nem o poder de escolher seu vice”? Indagou ontem um cabeça branca do MDB.


PACOTE FECHADO


A informação ontem de bastidores era a existência de um acordo com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, nos seguintes termos: O deputado federal Eduardo Veloso (UB) teria o aval e ajuda do partido para disputar o Senado; e em troca, Veloso apoiaria o médico Fábio Rueda (UB) para deputado federal. Isso mostra ser a candidatura de Eduardo Veloso para valer. Já tem até marqueteiro.


PADRE MOTOQUEIRO


O chamado Padre Motoqueiro Antônio Menezes, que foi a grande surpresa na eleição de Xapuri – foi vice na chapa que quase ganhou a eleição – é um nome que entra para brigar por uma vaga na chapa para deputado estadual pelo PT, na eleição de 2026.


LUZ NO FIM DO TÚNEL


Ainda há luz no fim do túnel do equilíbrio político. Da bancada federal do Acre votaram contra a urgência para votação da PEC da Anistia os deputados federais Socorro Neri (PP), José Adriano (PP) e Meiri Serafim (UB). Até porque o seu fim, é ser derrubada no STF por ser inconstitucional.


É DE FICAR TONTO


Tudo que é candidato do Juruá com o qual converso diz ter o apoio do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, como se ele fosse o dono dos votos do município. A lembrar que se reelegeu na bacia das almas.


NEM ENTRE


Quem não tiver bala na agulha nem entre para disputar um mandato de deputado federal em 2026 na chapa PP-União Brasil, porque será sério candidato à Balsa para Manacapuru. Quem tem mandato virá ancorado num gordo repasse do Fundo Eleitoral. E distribuiu fartas emendas parlamentares aos prefeitos.


NÃO ESPEREM


Os candidatos ao governo não esperem pelo movimento do senador Márcio Bittar (PL) de declarar apoio a um candidato ao governo, enquanto o cenário político não clarear. Sabe que tudo pode mudar de uma hora para a outra. Para não pisar em falso, fica parado.


POLÍTICA SEM RANÇO


Pode-se fazer política e conviver com adversário político sem ódio. Foi o caso do governador Gladson Cameli, que ao encontrar o ex-presidente do PT, Cesário Braga, o tratou carinhosamente de “meu deputado”. Claro que não vai votar nele, mas foi uma manifestação que foge do extremismo.


THOR CONFIRMADO


O candidato ao governo da Federação PT-PV-PCdoB deve ser mesmo o médico Thor Dantas, uma cara nova na política. Falta apenas a decisão ser anunciada. É um nome sem vícios da velha política.


FRASE MARCANTE


“Aquele que contigo fala dos defeitos dos demais, com os demais fala dos teus”. Denis Diderot


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge