Categorias: Acre

Gestores discutem fortalecimento da regionalização da saúde em Tarauacá

Por
Da redação ac24horas

A 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Juruá resultou nesta quinta-feira, 18, em Tarauacá, na reunião de gestores municipais de saúde, representantes do Governo do Estado e autoridades locais. O encontro é considerado fundamental para o fortalecimento da regionalização da saúde no Acre e para a pactuação de ações que garantam melhor atendimento à população.


A CIR é um espaço de governança do Sistema Único de Saúde (SUS), onde Estado e municípios discutem e definem, de forma conjunta, prioridades, fluxos de atendimento, regulação e estratégias para aprimorar os serviços em toda a região.


O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou da reunião, representado pelo secretário de Estado, Pedro Pascoal, que destacou a relevância do diálogo com os municípios. “Estamos aqui em Tarauacá para fortalecer o diálogo com os gestores municipais e, juntos, construir soluções que garantam mais qualidade na assistência à saúde de toda a população do Juruá”, afirmou o secretário.



O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, ressaltou a importância de o município sediar a reunião neste momento. “É uma honra para Tarauacá receber todos os municípios da Regional do Juruá. Essa reunião nos dá a oportunidade de mostrar nossas necessidades e, principalmente, de buscar soluções conjuntas para melhorar o atendimento aos nossos cidadãos”, disse o prefeito.


O secretário municipal de Saúde de Tarauacá, Romário Costa, também destacou o caráter estratégico do espaço. “A CIR é um espaço estratégico, porque aqui podemos pactuar ações regionais e garantir que a população de Tarauacá e dos demais municípios tenha acesso mais justo e eficiente aos serviços de saúde”, afirmou.



Estão representados na reunião os municípios que compõem a Regional do Juruá: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá. Cruzeiro do Sul, como município polo da região, exerce papel central na rede de referência hospitalar e de serviços especializados, tema recorrente nas discussões da CIR.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas